segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Natal Verde
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Onde é que eu já vi isto?...

A verdade é que me tinha proposto fazer, este fim-de-semana, uma espécie de resenha do que tem vindo a ser a época do Sporting desde a 9.ª jornada da Bwin Liga, mas depois do jogo de ontem já só encontro uma palavra para o descrever: Horrível. Assim sendo, fica desta forma resumido, muito sucintamente, o mês de Novembro de 2007 em termos futebolísticos.
Quanto ao jogo desta 12.ª jornada, apetece dizer que a maré verde continua. De infelicidade, o que quer que isso signifique. Para mim denota falta de classe, falta de instinto matador, falta de qualidade… e também aqui e ali uma falta, inadmissível, de atitude. Mas não podemos deixar de observar que para além disso, existe uma aura, um “mau astral” digamos assim, que também não ajuda…Continuo a observar coisas ao Sporting, que não vislumbro em mais clube nenhum: será que não há um profissional de futebol naquele plantel que saiba marcar penalties? Não quero acreditar, mas a verdade é que parece. Polga era o marcador mais improvável, por todas as razões e mais uma… Confirmou-se e falhou! Se não há, contrate-se Rochemback, nem que seja para os marcar…Sofrer golos impreterivelmente nos últimos instantes dos jogos é outro habito que já enjoa (o que eu queria escrever era mesmo que já “mete nojo”). Depois, parece que é moda ex-jogadores leoninos marcarem os golos que nos lixam e a seguir desatarem a pedir desculpas… Toda a gente pede perdão, quem marca, quem falha, mas os pontos esses vão voando… Ontem só não pediu desculpas o Sr. Rui Costa, mas esse faz parte de um Clã, que só pede desculpas a um determinado clube, mesmo quando esse clube é beneficiado despudoradamente. Mas já lá vou. Tudo isto é verdade, mas apesar de todas as contrariedades que insistem em perseguir o Sporting, este jogo, contra o último classificado, recorde-se, tinha que ser ganho. De qualquer maneira! Ao não ser, por mim e com muita pena que assim seja, o campeonato fica entregue…Já podemos passar o Natal descansados. Não, não gosto de desistir, mas há que ser realista e é muito difícil continuara a acreditar nesta equipa. Este Sporting não augura nada de bom, muito menos recuperações como a que se protagonizou na época transacta. Primeiro, porque o Sporting deste ano tem, e isso é muito claro, um plantel mais fraco e consequentemente uma equipa de inferior qualidade. Depois porque o F.C. do Porto apresenta-se mais consolidado, maturo e mandão. Para vencer não precisa cá de apitos como no antigamente. Ontem provou-o na ETAR da Luz…Mesmo o segundo lugar vejo-o como muito complicado, apesar da equipa do ‘Macho, também não jogar um caracol…Esta é a dura realidade que se me apresenta actualmente.
Bom, agora que o titulo se apresenta longínquo, pode ser que a “sorte” com as arbitragens também mude. Não quero justificar os resultados com erros alheios, mas alguém me consegue explicar a razão da anulação do golo do Purovic? Este Rui Costa, cá estamos, herdou a “aversão” do irmão…Enfim… Como este é outro assunto que já enfastia, o melhor é deixar os homens de preto na Santa Paz (agora que se aproxima a época natalícia), porque estou convicto de que quanto mais lhes batem mais eles se vingam…
Finalmente, ficam ainda algumas deixas:
Rui Patrício – “O miúdo tem potencialidades”. Esta é a frase que mais tenho lido por essa blogosfera leonina afora… Concordo, mas questiono: em dois jogos, quantos pontos já nos custou?
Stojkovic – Sem ele nunca ganhamos…Facto. O que é que se passa com o jogador? Não é convocado, porquê? Exige-se uma explicação.
Carlos Martins - Lembram-se dele? Lá está a triunfar num campeonatozeco reles como é o espanhol…Ontem foi só o melhor em campo. Decisivo ao marcar um golaço que deu o empate fora de portas à sua equipa. E já soma 3. Ai que saudades…
Soares Franco – só dá vontade de imitar o Juan Carlos e gritar um sonoro “porque no te callas?” Para além da inépcia costumeira, não tem ponta de razão na questão que manteve com Queirós… E o mercado de Inverno? Eu desde que li aquela famigerada entrevista na revista Visão, tirei a minha impressão definitiva: Não serve para presidente do Sporting e menos ainda da SAD… O SCP não é nenhum passatempo, porra!
Miguel Veloso – Está claramente afectado com todo o folclore à volta dele. Objectivo cumprido, portanto.
Roma, Braga, Leixões, Manchester United, União de Leiria… Aconteceram coisas incríveis, mas foi só azar? O que vale é que a Taça UEFA está garantida, mas será que a saga continua com o Dínamo de Kiev? Jogo sem qualquer pressão é este. Nada a perder, a não ser mais uns milhões…
Para não ser tudo negativo, fica uma nota de incentivo para o nosso pequeno grande capitão, o sempre corajoso e persistente João Moutinho e para o público e adeptos leoninos que, nomeadamente em Manchester, foram magníficos! E mais não escrevo…
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Luto na A23

As boas novas da jornada 9

Liedson
mais uma vez em destaquedomingo, 4 de novembro de 2007
Força Sporting!
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
MEMÓRIAS 1 - A Origem…
Siga o bailinho...

Sporting Clube de Portugal - 0 Na Madeira tivemos mais do mesmo. Uma primeira parte desgarrada, com dois remates com perigo “relativo”, um a abrir e outro a terminar, pouco antes do intervalo. Pelo meio, um Veloso desaproveitado a central, um Moutinho perdido a trinco, um meio campo desinspirado e um ataque com um Liedson a ser pau para toda a obra e a ter que construir e a finalizar simultaneamente…Com o colega do lado pode contar para atrapalhar… Enfim, o costume dos últimos tempos. De positivo as boas iniciativas de Romagnoli, que sem companhia para dar sequência as suas jogadas pouco mais poderia ter realizado…
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Oferendas…

segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Uma prenda atrasada…


sábado, 20 de outubro de 2007
Romancear o Sportinguismo!
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Será desta?
domingo, 7 de outubro de 2007
Vencer...sem convencer.

Esta conversa, pode parecer excesso de exigência minha, mas a primeira parte foi, mais uma vez, lastimosa. Gosto muito do Paulo Bento, gosto essencialmente da forma como conduz e lidera a equipa do Sporting, mas há teimosias nele que são difíceis de aceitar. O caso de Yannick é por demais evidente. Não quero bater muito mais no ceguinho, mas um jogador que não consegue reproduzir convenientemente os movimentos técnicos mais básicos do futebol, desde uma simples recepção a um passe ou centro realizados de forma minimamente aceitável, não pode ser titular num clube como o Sporting. Não basta ter rapidez, saber desmarcar-se e criar espaços se depois não se consegue, oportunamente concluir a jogada de uma forma remotamente produtiva. Ontem nem garra ou combatividade pude observar neste jogador e esta é já uma situação recorrente. Bom, para encerrar este assunto de forma simpática vou admitir que Yannick se encontra apenas num péssimo momento de forma e confiança…
Primeira parte muito pobre, como dizia, sem uma jogada que verdadeiramente se pudesse considerar como oportunidade de golo. Neste período o Vitória manietou completamente o meio campo do Sporting e dominou a seu belo prazer o jogo. Felizmente que os vimaranenses se contentaram com isso, faltando também mais profundidade ofensiva de molde a criar mais danos ao ultimo reduto leonino.
Na segunda metade do encontro e após as alterações verificadas na equipa do Sporting, o sentido do jogo alterou-se significativamente e tudo porque a equipa verde e branca retornou muito diferente. O Vitória mantinha a mesma estratégia mas, os “leões” vinham com outra vontade…Purovic e principalmente Izmailov, mexeram com o jogo e foi de uma jogada entre ambos que nasceu o primeiro golo leonino. Desde já gostava de abrir aqui uns parênteses para afirmar que a jogada teve origem numa conquista de bola precedia de falta de Vukcevic. Foi uma falta no meio campo que ficou por assinalar, tal como aconteceu com muitas outras neste e noutros jogos de futebol. Transformar um lance corriqueiro, ocorrido ainda no meio campo defensivo do Sporting num caso de favorecimento despudorado de arbitragem é, não só de uma desonestidade intelectual e factual acima de qualquer dúvida, como de desvalorização total de todo o esforço e talento demonstrados posteriormente. Até parece que o Izmailov jogou sozinho a seguir e não teve que conduzir a bola, passar por diversos jogadores adversários tabelar e desmarcar-se exemplarmente numa assistência, também ela magnifica, de Purovic que o deixou isolado na “cara” de Nilson. É incrível o aproveitamento que os comentadores e alguns jornalistas quiseram fazer deste lance. Comparar uma falta por marcar no meio campo, que por acaso resulta mais tarde em golo, com lances de penalty claríssimos por exemplo perdoados a recentes adversários do Sporting, é inadmissível. Bastante revelador da isenção, ou falta dela, dos senhores que trabalham naquele canal desportivo de televisão. Enfim, nada a que não estejamos já habituados…A repetição até à náusea da falta chegou a ser ridícula.
Depois deste lance, o Guimarães ressentiu-se bastante e o Sporting foi aproveitando para aumentar com alguma naturalidade o marcador até aos três a zero. O segundo golo através de nova obra de Izmailov, e o terceiro através de Tonel, o central leonino que parece estar a atravessar nova veia goleadora. Vitória justa por números exagerados do clube da casa.
O árbitro do Porto, Jorge Sousa, errou ao não assinalar uma falta evidente de Vukcevic no lance já anteriormente referido, tal como noutras faltas a meio campo que igualmente ficaram por marcar ou foram mal marcadas. Apenas sem as consequências daquela. Tomara a arbitragem portuguesa dar-se ao luxo de recriminar arbitragens com erros menores como estes.
Izmailov, apesar de só ter jogado na 2.ª parte, foi sem sombra de dúvidas o melhor jogador do encontro e foi decisivo na vitória do Sporting.
sábado, 6 de outubro de 2007
Venha a próxima etapa

Mas, após uma leitura mais atenta às circunstâncias dos jogos, percebe-se que os resultados também não se podem considerar como totalmente negativos. O jogo em casa para a Liga contra o Vitória de Setúbal correu mal. Teve uma primeira parte péssima, mas apesar disso apenas uma falha flagrante de Stoy não permitiu acabar melhor do que no início e o empate prevaleceu. Na quarta-feira seguinte, novo jogo para a Taça da Liga com o outro Vitória: o de Guimarães. E aqui o empate verificado no final dos 90 minutos foi o corolário lógico de um jogo equilibrado com o domínio repartido pelos contundentes em cada uma das metades da partida, a primeira do Sporting e a segunda dos vimaranenses. A segunda parte menos conseguida do Sporting, pode também ter explicação à luz do maior cansaço revelado pelos jogadores leoninos face aos vitorianos que tinham, como se sabe, mais de 48 horas de repouso. De qualquer forma o Sporting acabou em beleza ao seguir na prova através do desempate por penaltys. Facto que há muito não se podia gabar ... No jogo da Luz, ainda é recorrente e comentadas as incidências do jogo (mais uma vez, no mínimo, estranhas) e os critérios e decisões arbitrais que invariavelmente beneficiam e prejudicam os mesmos de sempre. Assim sendo, o empate registado soube a pouco, é certo, mas jogando fora contra um adversário directo (apesar de fragilizado) não se pode deixar de aceitar. Na Ucrânia, finalmente surgiu o único triunfo e se no primeiro jogo da esta série Stoy foi carrasco, neste foi um dos heróis, juntamente com Polga, que se tem revelado como o jogador em melhor forma neste inicio de época. Agora, também decisivo por via da obtenção de um golo histórico por diversas e óbvias razões!
Hoje retoma-se a Bwin Liga com a recepção a um dos recentes adversários. O Vitória de Guimarães. E este jogo é, para mim, mais importante do que à primeira vista poderia indicar. E Porquê? Porque será este o jogo que irá definir se o Sporting entra definitivamente num bom momento, um momento que se quer de recuperação face ao atraso que actualmente se verifica para o F.C. do Porto, ou pelo contrário entramos numa espécie de crise ao não conseguir-se a vitória. Por isso, é essencial que no final do jogo eu possa vir aqui afirmar categoricamente: vencemos e convencemos!
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Beijinhos na bola...


terça-feira, 2 de outubro de 2007
A aposta

Até hoje… Quando vejo o “sacana” do Ihor entrar esbaforido pelo gabinete a apostar comigo um jantar em como o Dínamo de Kiev ía conquistar quatro pontos ao ganhar hoje e empatar em Alvalade. Eu aceitei o desafio e, para não dar parte de fraco (ah Leão!), aumentei logo a parada para seis pontos conquistados pelo Sporting!
Mas não julguem que falhei completamente a doutrinação, quando se afastava sai-se ainda com mais esta: “E o Shaktar vai ganhar os seis pontos aos Lampiões”, afirmou apressadamente enquanto me dirigia um sorriso largo e cúmplice…
Caraças, estou convicto que hoje não perco a aposta…
domingo, 30 de setembro de 2007
Repugnante...

Sport Lisboa e Benfica - 0
Sporting Clube de Portugal - 0
Pedro Henriques. Este foi o principal protagonista do derby! Costuma-se dizer que coisa gabada é coisa estragada, e depois do bom acolhimento à nomeação do árbitro de Lisboa, com muito elogio à mistura, nunca esta frase fez tanto sentido.
É triste quando se começa uma crónica a um jogo de futebol referindo-se ao (mau) trabalho do juiz da partida…E quando esse trabalho mancha de forma indelével e falseia de forma determinante o resultado final, a análise ao jogo propriamente dita passa a fazer pouco sentido.
Ficaram mais dois penaltys por marcar a favor do Sporting, aliás para se ser rigoroso um deles até foi marcado e de seguida desmarcado numa atitude incompreensível. Se Pedro Henriques interrompe o jogo para consultar o “liner” foi porque não tinha ele próprio observado o lance do 2.º penalty que Katsuranis cometeu no jogo de ontem. No mínimo tinha dúvidas, porque se tivesse a certeza seguia com o jogo. Ora se o seu auxiliar o informou de que o jogador do Benfica jogou com a mão dentro da área, são aliás perfeitamente perceptíveis as suas palavras nas imagens da TV e a convicção com que as profere, não se entende o porquê do volte-face e da sua decisão final. A não ser que naqueles casos só se aponte para a marca de grande penalidade se a bola embater na testa do defesa depois de um remate forte. Reparem que Katsuranis ajeita a bola com o braço depois de um lançamento de linha lateral com a bola a ir na sua direcção devagar, devagarinho…até bate no chão antes de a dominar…Enfim, a este ritmo de dois penaltys surripiados nos jogos efectuados fora de portas não há candidato ao titulo que se aguente…Por mais forte que seja. Este campeonato está inquinado, não tenho dúvidas disso, mas apesar de termos que lutar com uma frequência inusitada contra 14 adversários, ainda não atirei a toalha ao chão!
Quanto ao jogo, a supremacia do Sporting foi evidente em grande parte do jogo. Construiu oportunidades suficientes para justificar a vitória, mas mais uma vez ou por inépcia arbitral ou própria (Yannick no seu melhor…) ou ainda por mérito de Quim não se conseguiu. O Benfica ia contrariando essa tendência a espaços e apenas Rui Costa, num lance cortado por Abel e num remate de longe que Nuno Gomes desperdiçou no ressalto, provocou calafrios à defensiva leonina. E pronto, foi assim, mais uma vez envolto em polémica que o Sporting deixou de alcançar a vitória na Luz…No futebol, deve ser proibido fazerem-se estas desfeitas ao agrupamento de Carnide…
Para concluir gostava de fazer um pedido a Paulo Bento: devolve o Yannick p’rá Estação… Está mais que visto que para o Sporting, não serve.
Polga e Romagnoli, um a defender o outro a atacar foram excepcionais e mais uma vez confirmaram o grande momento que atravessam.
Quanto à arbitragem está tudo dito, anda errou disciplinarmente (novamente com prejuízo leonino) e nos descontos ao não assinalar mais um penalty sobre Adu, mas o jogo, esse, já estava estragado há muito tempo…
sábado, 29 de setembro de 2007
Derby II
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
O Derby!
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Números...

Desta vez saiu a lotaria!
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Venha uma taça Carlsberg se faz favor...

segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Peseirices...
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
E a história não quis nada connosco.

O árbitro alemão cometeu erros, para ambos os lados, não foi perfeito nem nunca se exige que os árbitros o sejam. Foi isento e teve um bom trabalho. Para que os “paspalhos” do costume não digam que nos queixamos sempre que perdemos…
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Nas calmas.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
O Bom, o Mau e o Vilão.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Minuto 87...
terça-feira, 11 de setembro de 2007
A nossa alcateia!
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Estádio José "Talismã" Alvalade!

sábado, 8 de setembro de 2007
Complexos...
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
As “amadoras”!
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Depois da casa arrombada...
Ena, que bom!
Agora pergunto eu: é impressão minha ou esta Lei chega “ligeiramente” atrasada? Desculpem lá o eufemismo…