segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Natal Verde

Menos nove pontos que o líder na Bwin Liga, passagem para 2008 com presença nas Competições europeias via Taça UEFA, continuidade quer na Taça de Portugal quer na novel competição que é a Taça da Liga. Quanto a conquistas, nesta altura da época, o único titulo que poderíamos ter conquistado, a Supertaça, lá está exposta nas vitrinas do “Mundo Verde”. É este o balanço da presente época, chegados que estamos à época natalícia. É bom, razoável ou negativo, o balanço?
Visto de forma fria e apenas olhando para estes dados estatísticos, a verdade é que não se pode considerar mau…Ou seja o titulo principal, Liga, apesar de longínquo não está inacessível e as outras competições, com diferentes graus de dificuldade no que à sua conquista diz respeito, estão aí “à mão de semear”… Mas depois vemos o nível das exibições e o meu optimismo esmorece. Vejo jogos como o da recente 14.ª jornada em casa contra um Paços de Ferreira muito abaixo das épocas anteriores, e apesar de ganhar, permanece um travo amargo na boca. O futebol produzido esta temporada pelo meu Sporting, tem sido por norma (houve raras excepções), muito fraquinho. Sem chama, sem desenvoltura e pior sem aquela genica que caracterizava esta equipa nos primórdios deste velho ano que se acaba. As vitórias, quase sempre sofridas, são obtidas por obra e graça do desempenho individual de algum dos atletas leoninos, que em momentos de inspiração lá conseguem sozinhos produzir o que tem faltado ao colectivo. Vukcevic tem sido o nosso Pai Natal e muito dos últimos seis pontos conquistados são mérito dele.
Se no rectângulo de jogo as coisas andam pouco animadas, fora dele passa-se exactamente o contrário. Ou seja, o que deveria estar animado, anda “chocho”, onde o clube deveria transpirar “tranquilidade”, vivem-se dias de convulsão… Soares Franco, não é um prodígio a comunicar, mas os erros têm-se sucedido com frequência nesse e noutros capítulos. Há muito para melhorar e a demora nas atitudes e decisões, como neste ultimo caso com o novo cartão de sócio que tarda, adiam a consolidação e o crescimento do clube.
Há no entanto, pequenos sinais retemperadores, pelo que agradeço as mensagens de Boas Festas que o Sporting me enviou para o telemóvel. Obrigado Sr. Presidente, obrigado Mister. Afinal o Natal Verde também tem o seu travo doce…
Chegou o Natal e com ele, espero que melhores dias para todos nós, membros da “família” leonina, que também tem andado desavinda. O episódio que a Juve Leo protagonizou com a “devolução” da camisola de Moutinho, veio contribuir em muito para essa fragmentação, mas os últimos desenvolvimentos parecem querer indiciar uma nova união entre todos e que urge recuperar. Só todos unidos, equipa, sócios, adeptos, claques e, por fim, dirigentes poderemos tornar o Sporting melhor, mais forte e consequentemente mais temido.
A todos os sportinguistas deixo aqui o meu voto de umas Excelentes Festas, repletas de esperança no ano bissexto que aí vem… Diz que estes são anos especiais…Pelo menos tem mais um dia. Que esse dia e os que se lhe antecedem ou sucedem sejam de plena felicidade verde e branca!

Sem comentários: