domingo, 15 de março de 2009

Incondicional

44. São estes os pontos conquistados pelo SCP na presente edição da Liga. Os últimos três permitiram a subida ao segundo lugar, depois de uma semana NEGRA, a todos os títulos.

Ontem, o jogo acarretava um clima de muita tensão. Com a vergonha de Munique muito presente no espírito sportinguista, temia-se uma recepção hostil aos jogadores da equipa leonina. Conjecturaram-se várias maneiras de manifestar essa insatisfação ao longo da semana. Diga-se de passagem que essa reacção seria justíssima, mas, quem ontem se deslocou ao Estádio preferiu apoiar… Esta decisão, da grande maioria dos adeptos do Sporting é, no entanto, completamente compreensível. Assim que vemos aquelas camisolas listadas de verde e branco entrar em qualquer relvado do mundo, mesmo que enveredada por quem não a merece, algo de incompreensível nos toca o coração e preenche-nos a mente que nos impele para uma sede de golos e vitórias. Por isso é impossível condenar o apoio dado no Estádio, mesmo se imerecido, até porque na Tv, eu próprio não consegui evitar o impulso dos festejos assim que Moutinho e Rochemback (at Last) faturaram…

Serve como pequena compensação a vitória e, precisamente, os três pontos, porque quanto à qualidade do futebol demonstrado, tivemos mais do mesmo. A segunda parte então, foi de uma pobreza franciscana tal a desoladora falta de ideias que, com mais um jogador que o Rio Ave, impediu que nesses segundos 45 minutos se ampliasse o marcador.

Uma nota de desagrado: porque é que a policia impediu adeptos sportinguistas de se expressar? Não estamos num País livre? As mensagens nas tarjas seriam tão apeladoras de violência que fossem impeditivas de ser mostradas? Ou não convinham a um certo poder instalado no NOSSO José de Alvalade? Muito triste este episódio… Já nem na nossa 'casa' podemos manifestar-nos livremente!

Apesar de tudo este fim de semana tem sido, de resto, redentor… Com a vitória do Sporting e a ultrapassagem ao rival do Colombo, subindo uma posição na ‘Geral’ e com a audição de muito U2 numa estação de rádio nacional, o meu coração vai se aligeirando e soltando-se lentamente de um peso que angustiava… Mas a dor ainda permanece e a nódoa da Champions é perene.

Que melhor remédio para atenuar a dor neste domingo? Não digam que melhor é impossível… Pode ser que a batalha naval do Dragão afunde, desta vez, um porta-aviões diferente do habitual…

4 comentários:

João52 disse...

pois é o sporting ao fim de uma semana NEGRA, lá conseguiu dar a volta por cima... que bom para voces lagartos.... e mais uma vez o Glorioso teve penas de voces e lá se deixou passar à frente...

bom amigo Veegilio um abraço

hasta

Visconde disse...

Caro Virgilio

O jogo teve o mais importante que o Sporting precisava, os 3 pontos e o apoio do publico apesar da hecatombe de Munique, mas só a conquista da Taça da Liga frente ao velho rival pode cicatrizar melhor essa ferida, esperemos que a equipa perceba a importância do jogo.
Quanto à censura em Alvalade, preocupou-me, assim como ao vandalismo ao património do Sporting, haja civismo de ambas as partes...

Abraço

Armando Silva disse...

De facto não fizemos um jogo brilhante, muito longe disso, mas também convínhamos que era difícil fazer melhor, uma vez que a pressão asfixiante era enorme.. Felizmente vencemos e conseguimos ainda um brinde, a subida ao segundo posto... Quanto à censura, completamente de lamentar e foi o momento mais negro da noite... O bem mais preciosos do nosso Sporting é a singularidade de cada verdadeiro Sportinguista, motivo pelo qual é um crime impedir a expressão individual de cada um.

Grande abraço caro amigo

Leão Transmontano disse...

A dor ainda permanece e dificilmente desaparecerá, embora no próximo dia 21 possamos ter uma alegria se vencermos a taça da liga que se disputa com os lamp. Uma vitoria sobre estes tristes é smepre moralizadora. O que se passou em alvalade foi lamentável e mostra bem o estado em que se encontra o clube. Esta direcção não percebeu ao longo do mandato que o mais importante do clube são os adeptos e sócios, que são efectivamente a alma do sporting e os seus grandes pilares. este será o grande trabalho dos proximos dirigentes, recuperar e unir a familia sportinguista.