domingo, 1 de março de 2009

Clássico nulo

(foto: site maisfutebol.com)



FC Porto - 0 ; SPORTING 0



Pelo menos houve brio nos jogadores do Sporting. O mal do empate sem golos registado ontem no Estádio do Ladrão… perdão, Dragão, é que após a 20.ª jornada, a liderança continua a distar quatro pontos. Quatro que, na verdade, valem por cinco, porque em caso de igualdade pontual o SCP perde no confronto directo para o rival de ontem.

O jogo foi equilibrado, com ambas as equipas a procurar a vitória mas sem o talento individual ou o engenho colectivo para ultrapassar os bem organizados sistemas defensivos. De qualquer forma, a equipa que ainda conseguiu, embora esporadicamente, furar a defesa adversária foi o Sporting: bola no poste de Liedson que, mais tarde, também não conseguiria acertar um remate na sequência dum passe a rasgar de João Moutinho. Izmailov também não teve particularmente inspirado, quando isolado dentro da área tenta executar um chapéu a Helton que saiu com a aba demasiado alta. Foram, de resto, estas as melhores oportunidades de golo do clássico, todas para o Sporting. Por isso, se alguma das equipas merecia vencer ontem, essa seria, claramente, o Sporting! Faltou uma pontinha de sorte (essa madrasta!) no lance mais perigoso do jogo…

Fazendo um balanço da semana, chega-se à conclusão de ter sido muito negativo. Neste Domingo, contínua o amargo de boca provocado pela passada quarta-feira negra, que o jogo e resultado de ontem não atenuaram. Resumindo, não se ganhou nenhum dos dois jogos, apesar da ‘gestão’ do plantel idealizada por Paulo Bento... O apuramento para a fase seguinte da CL está comprometido e a conquista do título, com dez jornadas por disputar, mais difícil! Não sou de desistir até que a aritmética mo impeça, mas, analisando realisticamente, é complicado prever um Sporting a ganhar cinco pontos a esta gente. Ainda mais com os empurrões, que lhes oferecem todas as semanas, vindos dos ‘bastidores’. Já que entrei neste capítulo, gostava de afirmar que fiquei satisfeito com o trabalho do sr. árbitro no jogo de ontem. É que da última vez que nos tinha apitado validou um golo marcado com a mão e ontem nada disso aconteceu. Já não foi mau! ‘Apenas’ perdoou duas expulsões aos jogadores da casa. A primeira ainda no decorrer da primeira parte ao jogador portista mais categorizado: Lucho Gonzalez, a segunda mesmo nas suas barbas, ao observar com um ar ‘bovino’ uma agressão de Rodriguez dentro da área leonina. Patética a decisão que tomou, mas perfeitamente compreensível, afinal estávamos em pleno Estádio do Ladrão… Perdão, Dragão.

Ontem, todos os jogadores da defesa estiveram acertados. Apenas um calafrio quando Pedro Silva perde uma bola fácil por tentar fintar em vez de a passar a um colega. Destaco, ainda assim, Polga que, finalmente resolveu ‘ter vergonha na cara’ e mostrar a sua (espero eu) verdadeira face. A confirmar nos próximos jogos.


Quanto à propalada polémica relativa à antecipação deste jogo, como classificar o desenlace que Soares Franco deu à situação? E o que dizer quanto à cumplicidade a que se assiste na tribuna entre o presidente do Sporting Clube de Portugal e o Ladrão-mor, perdão… Dragão-mor?

6 comentários:

Tite disse...

Amigo Virgilio,

Depois de tudo o que temos andado a passar desde 4ª-feira com a humilhação, os Mistérios do corpo Clínico da Academia Sporting que não dá conhecimento ao Treinador da incapacidade de 2 jogadores importantes do plantel (M. Velosos e Vuk) e da aceitação de todas as condições impostas pelo Papa do Norte, sinceramente acho que os nosso jogadores merecem bem o apoio que lhes possamos dar.
Eles sim são criativos e quando bem posicionados no relvado até tem a serenidade e criatividade suficientes para darem a volta aos resultados.
Quem continua a não ter é mesmo o tal Sr. a quem chamam Mister.

Leão de Alvalade disse...

Estive lá Virgilio e entre o medo de Jesualdo que, dispondo de muitas armas só decidiu mudar quando faltavam 10m para acabar o jogo, e a atitude da equipa, ficaram as 3 melhores oportunidades de jogo para nós e uma arbitragem miserável. Mais uma.
Sl

Visconde disse...

O Sporting apresentou-se no dragão com alguma condicionantes, sabendo que uma derrota afastaria o titulo de Alvalade, mas sobretudo com a memória ainda bem fresca da goleada sofrida durante a semana, factor que poderia ser preponderante na partida, mas a equipa soube responder bem às adversidades, fazendo um bom jogo colectivo e tivesse havido um Liedson em dia sim e a vitória teria sorrido à única equipa que teve oportunidades para marcar.
Estamos na luta...

Abraço

Armando Silva disse...

Este foi de facto um jogo em que as defesas se superiorizaram bastante aos ataques... Coube no entanto, como diz e bem o amigo Virgílio, ao Sporting as melhores oportunidades, que infelizmente não deram golo!!! Fizemos um jogo defensivamente irrepreensível, e "abafamos" o porto... Pena é continuarmos longe da liderança.

Grande abraço caro amigo

Leão Transmontano disse...

O nosso clube está sem liderança e cada vez mais desrespeitado como se viu neste recente episódio. É lamentável que assim seja, pois precisamos urgentemente de voltar a assumir a cruzada contra o sistema dos envelopes e daqueles que deixam os Luchos e os Rodriguez darem porrada a torto e a direito sem que nada lhes aconteça. Eu também estive no ladrão e só lamento aquela bola no poste, se entrava gelavam por completo, pois o estádio já é frio edemasiado monotono.

João52 disse...

amigo Virgilio,

hoje não venho provocar ninguem prometo...(lol)

venho para te agradecer o coment, e aproveito para te dizer que não escrevo apenas poesia mas também escrevo prosa apesar de nunca ter publicado nenhum em formato de prosa, mas hei-de criar em breve um novo blog onde hei-sde publicar as prosas... podes ter a certeza que também virei ao teu espaço com mais frequencia... e lá te espero no meu... fica bem amigo...
Hasta