domingo, 30 de setembro de 2007

Repugnante...



Sport Lisboa e Benfica - 0

Sporting Clube de Portugal - 0

Pedro Henriques. Este foi o principal protagonista do derby! Costuma-se dizer que coisa gabada é coisa estragada, e depois do bom acolhimento à nomeação do árbitro de Lisboa, com muito elogio à mistura, nunca esta frase fez tanto sentido.


É triste quando se começa uma crónica a um jogo de futebol referindo-se ao (mau) trabalho do juiz da partida…E quando esse trabalho mancha de forma indelével e falseia de forma determinante o resultado final, a análise ao jogo propriamente dita passa a fazer pouco sentido.

Ficaram mais dois penaltys por marcar a favor do Sporting, aliás para se ser rigoroso um deles até foi marcado e de seguida desmarcado numa atitude incompreensível. Se Pedro Henriques interrompe o jogo para consultar o “liner” foi porque não tinha ele próprio observado o lance do 2.º penalty que Katsuranis cometeu no jogo de ontem. No mínimo tinha dúvidas, porque se tivesse a certeza seguia com o jogo. Ora se o seu auxiliar o informou de que o jogador do Benfica jogou com a mão dentro da área, são aliás perfeitamente perceptíveis as suas palavras nas imagens da TV e a convicção com que as profere, não se entende o porquê do volte-face e da sua decisão final. A não ser que naqueles casos só se aponte para a marca de grande penalidade se a bola embater na testa do defesa depois de um remate forte. Reparem que Katsuranis ajeita a bola com o braço depois de um lançamento de linha lateral com a bola a ir na sua direcção devagar, devagarinho…até bate no chão antes de a dominar…Enfim, a este ritmo de dois penaltys surripiados nos jogos efectuados fora de portas não há candidato ao titulo que se aguente…Por mais forte que seja. Este campeonato está inquinado, não tenho dúvidas disso, mas apesar de termos que lutar com uma frequência inusitada contra 14 adversários, ainda não atirei a toalha ao chão!

Quanto ao jogo, a supremacia do Sporting foi evidente em grande parte do jogo. Construiu oportunidades suficientes para justificar a vitória, mas mais uma vez ou por inépcia arbitral ou própria (Yannick no seu melhor…) ou ainda por mérito de Quim não se conseguiu. O Benfica ia contrariando essa tendência a espaços e apenas Rui Costa, num lance cortado por Abel e num remate de longe que Nuno Gomes desperdiçou no ressalto, provocou calafrios à defensiva leonina. E pronto, foi assim, mais uma vez envolto em polémica que o Sporting deixou de alcançar a vitória na Luz…No futebol, deve ser proibido fazerem-se estas desfeitas ao agrupamento de Carnide…

Para concluir gostava de fazer um pedido a Paulo Bento: devolve o Yannick p’rá Estação… Está mais que visto que para o Sporting, não serve.

Polga e Romagnoli, um a defender o outro a atacar foram excepcionais e mais uma vez confirmaram o grande momento que atravessam.

Quanto à arbitragem está tudo dito, anda errou disciplinarmente (novamente com prejuízo leonino) e nos descontos ao não assinalar mais um penalty sobre Adu, mas o jogo, esse, já estava estragado há muito tempo…

3 comentários:

Bancada Sul disse...

Agora só falta o Vitor Pereira vir dizer que a regra do penalty foi alterada, quando a bola bate na cabeça do adversário dentro da área é penalty e quando bate no braço não é.

Mais do mesmo para variar, mas também não é nada que não estejamos habituados há muitas décadas!

Saudações Leoninas.

Anónimo disse...

é simplesmente vergonhoso!! se axava k nao era nada o lance nao parava o jogo e seguia e dizia ao seu auxiliar pra baixar o braço p nao se cansar!! se o Paulo Bento teve mal ao nao defender o sto no jogo do porco agora contra os lamp fundidos esteve mt bem!! akilo k têm nas orelhas nao melhora a visao é simplesmente ridiculo! e mais nao dido!! abraço Bro

Visconde disse...

Isto já começa a ser vergonhoso demais...
Depois da nota informativa que a LPFP fez em explusivo para o Sporting acerca da lei 12, agora parece que vamos ter nova exclusividade nos nossos jogos, a ausência de árbitros auxiliares, porque não estão lá a fazer nenhum...
Um circo autêntico.

Saudações