segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Nas calmas.


Estrela da Amadora - 0
Sporting Clube Portugal - 2
Jogo calmo na Reboleira que culminou com uma vitória justa do Sporting numa exibição personalizada q.b. .
Uma 1.ª parte com um excelente início por parte dos Leões a fazer recordar aqueles arranques fulgurantes da fase final da pretérita temporada. O primeiro golo surgiu cedo, logo aos 8 minutos, com Purovic a aproveitar bem a oferta de Fernando e assistir Liedson, que isolado não teve dificuldade em bater Nelson. O Sporting continuou a jogar um futebol num ritmo bastante aceitável procurando a obtenção de novo golo que acabaria por surgir numa jogada envolvente pelo lado direito entre Abel e Purovic, com centro tenso do lateral e que Vukcevic aproveitou ao reagir mais rápido que o defensor do Estrela ao desvio de Nelson. A partir do segundo golo o Sporting abrandou o ritmo, não deixando contudo de manter a iniciativa, agora mais contrariada pelos homens da Amadora. Estes, apenas conseguiram um remate mais perigoso através de um livre directo que saiu ao lado do poste esquerdo de Stoykovic que controlava, bem, a trajectória da bola.
Na segunda parte não houve grandes alterações ao cariz do encontro e apesar do Estrela equilibrar a posse de bola, a verdade é que foi sempre o Sporting a equipa mais perigosa. Moses, com o seu estilo possante e impetuoso veio dar mais trabalho aos centrais leoninos, mas nunca conseguiu criar verdadeiro perigo. Com o fim a aproximar-se restou ao Sporting controlar e manter a partida em banho-maria e sem sustos até ao apito final de Paulo Pereira. Destaque para a bela exibição de João Moutinho, o M.V.P. do encontro, que a jogar no vértice direito do losango rende o seu habitual. È nítido que nesta altura, o Sporting beneficia muito da entrada de Vukcevic de início, pois para além de permitir a deslocação do capitão para o flanco oposto, dinamiza muito mais o lado esquerdo do ataque da equipe. Para primeiro jogo, Purovic esteve bem. Participou decisivamente nos lances de golo, e de forma geral esteve activo na manobra ofensiva da equipa. O Liedson certeiro do costume, as boas subidas de Abel e a comando defensivo de Polga também merecem realce.
Já começa a ser um hábito ter que aguentar algumas decisões ridículas da arbitragem. Ontem, mais uma vez, em todos os lances duvidosos o apito soou sempre contra o mesmo: o Sporting. Se os dois golos anulados por foras de jogo, um dos quais a Purovic muito ambíguo, se aceitam, já não se percebe o penalty claríssimo sonegado a Abel na primeira parte ou a Vukcevic na segunda. No primeiro, Abel ainda teve direito a um amarelo por simulação?! Incrível e revoltante… No segundo, mais difícil de analisar, a falta já dentro da área foi transformada em livre directo.
Rui Santos tem razão: é bom que Paulo Bento vá preparando a equipa para jogar num esquema alternativo. De preferência um esquema eficiente contra 12, 13 ou mesmo 14 adversários…E vamos lá ver se este não será mesmo o esquema habitual! Até porque à 4.ª jornada são já, muitos os lances com razão de queixa e pelo andar da carruagem…é bom que se previna.
4.ª feira há Champions...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem, no "Trio de Ataque" transmitido na RTPN, fiquei mais uma vez, deveras indignado com a "pasmaceira" do sr. Rui Oliveira e Costa que está naquele programa desportivo para defender o Sporting Clube de Portugal. Ora a certa altura, o sr. Rui Moreira para justificar porque pôs no fundo o Presidente Filipe Soares Franco, disse que este, e como já era seu hábito quando o Sporting era prejudicado pelas arbitragens, disparava contra tudo e contra todos, mas quando era beneficiado ficava caladinho como um rato dando o exemplo da Supertaça. Perante isto o sr. Rui Oliveira nada disse a não ser que "não era bem assim". O que este defensor do SCP devia ter dito, era que o Rui Moreira não devia pôr ou ver as coisas assim tão simples, já que o Presidente do SCP e devido ás más arbitragens, ainda não apelou aos adeptos para invadirem e incendiarem qualquer cidade deste País e ainda não ameaçou nem foi entregar qualquer cassete referente a jogos de futebol, a altas entidades desportivas nacionais e internacionais, e a instâncias políticas e até religiosas cá do burgo, lembram-se? O sr. Rui Oliveira podia ter defendido o Sporting trazendo à liça o lance do livre que deu o golo do Porto no Dragão, podia ter lembrado o lance do segundo golo do Porto contra a União de Leiria e até do penalty desse dia contra o Liverpool. Que eu me lembre, ninguém da direcção ou afecto ao FCP, veio a público dizer que o clube tinha sido beneficiado pelas arbitragens nestes lances, antes pelo contrário "FICARAM CALADINHOS QUE NEM RATOS".
Gostava que esta mensagem chegasse aos ouvidos ou olhos do sr. Rui Oliveira e Costa.
Obrigado.