segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Adivinhem quem resolveu…


Sporting – 1
Belenenses – 0
À semelhança da última vez que se encontraram para decidir o vencedor da Taça de Portugal, na “festa” final da época passada, Sporting e Belenenses repetiram o resultado e, mais do que isso, protagonizaram um jogo em tudo parecido. Houve algumas novidades, claro, até porque como se afirma em futebolês, não existem dois jogos iguais…Mas as características mantiveram-se: jogo sempre com sinal mais por parte do Sporting, que atacava de forma contínua perante um Belenenses muito bem organizado defensivamente e à espreita de um ou outro contra-ataque perigoso.
De referir que a vitória foi inteiramente justa e apesar de não ter sido um jogo de “encher o olho” a verdade é que foi bastante intenso e disputado. O Sporting viu-se e desejou-se para conseguir levar de vencida o Belém que vendeu caro a derrota. Na 1.ª parte ainda chegou a assustar e respondeu com uma bola ao poste de Stojkovic, enviada por Rubem Amorim, aos lances de perigo que o Sporting ia criando.
A 2.ª parte fica marcada pelo lance capital do encontro que surgiu logo aos 53 minutos: Costinha comete um penalti do tamanho do planeta Júpiter sobre Liedson ao impedir que o avançado do Sporting concretizasse, já depois deste o ter ultrapassado com uma chapelada de grande valia técnica. Esteve bem Xistra ao assinalar a correspondente grande penalidade e a expulsar Costinha, pois o Levezinho encontrava-se isolado e perfeitamente enquadrado com a baliza. Paradoxalmente, o lance marca o jogo não pela consequência que teve no resultado final (Moutinho falha), mas porque veio acentuar definitivamente a pressão e o pendor ofensivo que o Sporting já exercia. Com mais um elemento, o Sporting apostou tudo no assalto à baliza do oponente e observou-se uma autêntica avalanche ofensiva que fazia adivinhar o golo, mas que, devido às suas fases de atabalhoamento, pareciam também justificar o seu adiamento. Perante a persistência do nulo, Paulo Bento fez entrar mais dois avançados, deixando a equipa a jogar com mais atacantes que defesas (4 contra 3). Tanta insistência acabou por ter o correspondente prémio com um golo de Liedson a responder com uma cabeçada para o fundo das redes a uma excelente iniciativa pela esquerda, seguida de um cruzamento perfeito de Vukcevic. É curioso que o golo surja poucos momentos após o início de um forcing de apoio vindo das bancadas, que com o final do jogo a aproximar-se pressentia o perigo eminente da perda de mais dois pontos… Nos últimos 10 minutos o Belenenses foi incapaz de responder e a equipe leonina ainda teve tempo de desperdiçar mais umas quantas oportunidades de descansar por completo a plateia! Não foi, Yannick?!
Quanto ao desempenho do árbitro e apesar de ter acertado nos lances de eventual polémica, foi ainda assim, pouco clarividente. Na 1.ª parte ainda se safou. Apenas errou nalguns lances sem importância, ao marcar faltas duvidosas em disputas no meio campo. Já na segunda, assim que o “Calor da noite” que caía em Alvalade se fez sentir e a tensão aumentou, desatou a fazer uns disparates incompreensíveis. O lance em que Vukcevic viu cartão amarelo é paradigmático, tendo beneficiado o infractor duplamente: assinalou a falta, cortando um contra-ataque perigoso, e perante a incompreensão do jogador mostrou-lhe amarelo sem qualquer tipo de contemplação. Interessante a interpretação que fez de um lance ocorrido ainda na 1.ª parte, que Costinha segura COM AS MÃOS, depois de um jogador azul ter, nitidamente, jogado a bola. Qual a diferença para o lance da semana passada ocorrido em “pleno” Estádio do Dragão e que acabou por definir o resultado? Eu digo: é que nenhum jogador do Sporting tocou ou dominou antes a bola, ao contrário de Postiga no domingo passado… De qualquer forma, mantendo a coerência com a Lei e com aquilo que escrevi na semana passada, penso que o árbitro ajuizou bem, pois não houve um passe deliberado para o guardião. O jogador da “Cruz de Cristo” apenas e só limitou-se a disputar um lance com um adversário. Não tem culpa de ter chegado primeiro! Estou agora curioso para ver e/ou ouvir as desculpas de alguns adeptos sobre este lance, mas mais ainda para auscultar as respectivas explicações de alguns "opinion makers" e "experts" em arbitragem…

2 comentários:

Visconde disse...

Mais um 31 resolvido...

Saudações

PS - Adiciona o meu blog, k vou fazer o mesmo.

Anónimo disse...

areds investments comes experiments occurrences bible qeksz literate visualise yves remain
semelokertes marchimundui