terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Breves

Grimi já se estreou na Academia. Paulo Bento na conferencia de imprensa salientou o facto de a adaptação/utilização de Grimi ao/no Sporting ser previsivelmente breve. Contrariando o que é habitual nele afirmar sobre novas contratações. Ao arriscar esta declaração tão peremptória, Paulo Bento deixa transparecer um de dois sinais: ou que possui grande conhecimento e confiança no jogador que está a chegar, ou permite confirmar que realmente este sector lhe dava tremendas dores de cabeça, daquelas que os treinadores não gostam… E não venha cá com a desculpa de que Grimi tem ritmo e estava a competir, porque, não é verdade… O jovem argentino foi relegado para o banco de suplentes nos últimos tempos. Por outro lado, já assistimos a contratações com situações semelhantes à actual e a previsão do “mister” não foi tão optimista. O que é vocês acham?
Por falar em contratações, falou-se há uns tempos atrás nesta hipótese. Será que o Sporting já nem com clubes gaúchos consegue competir? O montante avançado para a contratação está longe de ser inalcançável, e não acredito que o nível salarial de Grémio seja tão poderoso assim. Eu, por mim, confesso que via com agrado o regresso de Roca…
Uma singela homenagem ao jogador do momento no nosso Sporting: Parabéns Simon! Que cumpras muitos mais aniversários cheios de pujança e de leão ao peito!
Outra referência para Rui Patrício que se estreia na convocatória para a principal selecção nacional.
Por fim desejar que amanhã, se confirme a 4.ª seguida contra o Penafiel para a última jornada da fase de grupos da Carlsberg Cup.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A noite "estrelada" de Alvalade

Sporting - 2 ; F. C. Porto -0
Num longínquo dia de 1995 sai sozinho de Castelo Branco no Expresso da Rodoviária Nacional. Destino: o “velhinho” Estádio José de Alvalade para assistir ao clássico Sporting vs FCPorto. Mas mais que a ingrata solidão da jornada (que já tinha experimentado e se repetiria variadas vezes), o que me marcou foram os acontecimentos que se lhe seguiriam… Já assisti a muitos derbys ou clássicos ao vivo, uns sob o signo da alegria, outros nem por isso. Mas este fatídico dia ficou-me cravado na memória e é dos que tenho ainda mais presentes… Infelizmente, pelas piores razões… Na verdade tudo parecia correr mal, desde uma caixa multibanco na Av.ª de Roma que me chupou literalmente uma nota de 5 mocas no preciso momento em que lhe deitava a unha, até à espera interminável para saciar a fome numa fila de um qualquer restaurante, num almoço que se revelou uma autêntica frustração. Mais tarde surgiria um termo mais condizente com a qualidade daquele “repasto”: trash-food! Ora, quando cheguei às imediações do Estádio, eu, que como certamente já sabem relaciono logo todos os sinais, já levava uma fezada para o jogo que não era propriamente das melhores. Até que, num repente, as sirenes a anunciarem a chegada do autocarro do F. C. Porto, a correria louca da malta da Juventude Leonina que estava já dentro do Estádio, a cedência do varandim, a precipitação de dezenas de pessoas que caíam amontoando-se, a chuva de garrafas e outros objectos arremessados por gente das nossas cores na direcção do autocarro do Porto, cujo ódio as cegava e que, apesar dos gritos de repulsa e bom senso da maioria, não cessavam de arremessar e de dificultar a acção do Dr. Domingos (o médico do F. C. do Porto). Finalmente aflição que se seguiu, a percepção da gravidade da situação e a consumação da tragédia com a perda irreparável de duas gargantas leoninas que se fecharam e nunca mais puderam gritar com júbilo e a plenos pulmões: SPOOOOOORTING!!! A tudo isso assisti ao vivo e em directo, confundido com as doses de incredulidade sobre o que se passara à minha volta naquele vislumbre de "Twilight Zone"… Claro que ao entrar no Estádio o espírito, a mágoa, a angustia não podiam ser piores, consumando-se num jogo e resultado inglórios, contudo, coerentes com o clima previamente instalado… O golo do outro Domingos (o carrasco do F. C. do Porto) no único remate à nossa baliza, a falha do Emílio Peixe, o regresso solitário e pesaroso de comboio. Nem a boca do lampião na hora de comprar o ingresso na bilheteira da estação de Santa Apolónia faltou. Sem ânimo, deixei que se safasse sem um murro na corneta.

Ontem, ao invés, tudo correu de forma oposta. Para já, a única coincidência foi que, ao contrário do que vem sucedendo há largos anos, também saí de autocarro, mas desta vez, acompanhado de mais três dezenas de indomáveis leões... Como previra num comentário a antecipar o encontro na sequência deste post do Bulhão Pato no MÃOS AO AR, os Deuses do Olimpo, de Roma e das anciãs civilizações Maia, Azteca e Hindu (só faltou a Inca) estiveram mesmo do nosso lado, sendo que a caixa de Pandora pareceu abrir-se mesmo durante aquela 2.ª parte do jogo de ontem. Porém, desta vez, seguiu noutra direcção...

Quanto ao jogo em si, num Ambiente fantástico: um enorme Bruno Pereirinha, um Valente Izmailov! Realce ainda para a segurança do miúdo, dono da nossa baliza, Rui Patrício, a genica de Vukcevic e a qualidade indisfarçável de Liedson! Ao vivo nota-se ainda mais a diferença para os colegas de oficio…

Claro que a viagem de regresso foi tudo menos pesarosa, muito menos solitária e apesar de tardia, a hora de chegada proporcionou-me desta feita, sensações que espero prolongar e me permitam finalmente mitigar aqueles jogos de derrotas injustas na década de 90 e mais concretamente aquele fatídico dia de 1995…

Ah, só mais uma coisinha: agradecido, seu Helton! Muchas gracias Lucho.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Retoma?


Sporting - 3 ; Beira-Mar - 0
Jogo da Taça da "cerveja" com uma vitória justa, numa primeira parte sonolenta (mais uma) seguida de 2.ª parte com melhor qualidade e muito mais profícua em oportunidade e, em consequência, golos. Diga-se que o Sporting não tem deslumbrado, muito longe disso, mas tem feito o suficiente por merecer inquestionavelmente a vitória nestes últimos jogos. Que siga a retoma no próximo domingo. Algumas curiosidades do jogo de ontem: pela primeira vez uma exibição convincente de Pereirinha (logo a lateral direito), livres directos de Ronny marcados em “jeito” com melhor qualidade face à (im)potência habitual, o merecido aplauso a Polga na ultima substituição; Simon Vukcevic continua com veia e finalmente, o record negativo de presença de público no Estádio. Poupança para as emoções de domingo?

A semana de antevéspera para o clássico tem corrido bem, espero que acabe ainda melhor…

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Coincidências

Agora que o mercado de Janeiro se acaba é que a CML desbloqueia a situação que permite ao Sporting Clube de Portugal receber o dinheirinho. Será coincidência ou mais uma vez, um “azar do catano” ?

Entrementes o sorteio da Taça de Portugal ditou o Marítimo como o próximo adversário do Sporting. Jogo a realizar no nosso Estádio de Alvalade.

Nota para o Sertanense, único sobrevivente da III.ª Divisão Nacional e representante do meu distrito que vai receber o FCPorto. Calhando pode ser que os “murcões” levem um enchido à moda do Pinhal. Isso é que era uma festarola inesquecível na Sertã!

Uma questão de confiança

Depois de repetido o resultado no 2.º jogo do Sporting na Taça de Portugal, 4 – 0, desta feita contra os algarvios do Lagoa, para além de alcançada a 1.ª vitória de 2008, os jogadores deram o 1.º passo para saírem da crise desportiva em que se afundaram neste início de ano. O próximo passo, espero que no mesmo sentido, deverá ser dado já amanhã no jogo frente ao Beira Mar para a Taça da Liga. Resta-nos a nós, massa adepta e associativa leonina, congregar vontades e finalmente ajudá-los nessa tarefa. Como? Da única maneira possível: apoiando a equipa de forma incondicional. Não há outra! Que melhor altura para o começar a fazer se não agora, quando se aproxima um clássico que, independentemente das circunstâncias, sabe sempre muito bem vencer? Não acredito no descalabro que alguns dos nossos anunciam e a maioria dos “outros” se vão vangloriando.
Agora que tanto se argumenta a não ida ao Estádio, está definitivamente na altura (a quem defende esta posição) de deixar-se de uma vez por todas dessas “birras”! É este o momento de iniciativas e exemplos como este do Verdão do SANGUE LEONINO e ainda o seguinte (ver imagem abaixo) proliferarem:



Fonte: Jornal Reconquista.

Afinal, é nos maus momentos que os sportinguistas autênticos aparecem.
Eu vou lá estar e acredito que com brio e com a nossa ajuda, esta equipa do SCP, pode bem vencer o FCP. Aliás, estou convicto que irá mesmo vencer, assim a sorte o queira e não abandone mais uma vez as nossas cores.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A Crise...

"O Cantinho do Morais"

Discutir a crise… Avançar com soluções para a crise… Criticar antigos e actuais dirigentes… Lançar já para a fogueira eventuais dirigentes do futuro… Manifestos, Congressos, Assembleias Gerais, Eleições Antecipadas… Ruído, muito ruído, pouco senso e ainda menor sensibilidade. Até no ruido se dizem e se fazem propostas válidas, mas perdem-se no meio de tanta algazarra.
Apesar de tudo, as crises, também têm coisas positivas, sendo que a principal implica a necessidade de pensar o Clube, obriga a reflectir sobre o que está mal ou sobre o que pode ser melhorado na sua estrutura, organização e funcionamento. É bom olharmo-nos no espelho de vez em quando e fazer um balanço introspectivo e auto-critico. Ajuda a crescer, ajuda a desenvolver e consequentemente a melhorar. Porém, tudo isto surgiu porquê? Porque a equipa de futebol não rendeu e continua sem render aquilo que era expectável. O mínimo de qualidade que qualquer Sportinguista exigente (que deverá sempre ser) pensava ser possível a esta equipa de futebol profissional atingir. E se a conjuntura da equipa de futebol fosse outra? A preocupação seria a mesma? Ou passava, com um passe de mágica, a estar tudo bem?
Mas, há sempre um mas, estamos a esquecermo-nos de alguns “pormaiores”. Se há muitas coisas dentro de casa por arrumar, outras há, exógenas ao clube, que não controlámos… E que são muito difíceis, ou mesmo impossíveis por meios lícitos, de controlar. Exemplos? Mais que muitos. Continuamos a assistir a inícios de campeonatos com arbitragens lastimosas, sendo que dos três grandes (só comparo com os nossos adversários na luta pelo titulo, porque tudo, verdadeiramente, gira em torno disso) o Sporting é claramente prejudicado. Umas vezes directamente, nos jogos que efectua, noutras, indirectamente, nos jogos em que os outros grandes são “ajudados”. Numas de forma flagrante, noutras de forma mais subtil. Quando já não se consegue remediar a coisa, o nível de arbitragem melhora. E porquê? Pergunto eu. Porque é que os árbitros, que são exactamente os mesmos, de um momento para o outro passam a saber arbitrar? Quando a diferença se torna confortável, nomeadamente para o FCP, que melhor tem sabido aproveitar esse facto (porque o outro nem com as ajudas lá vai) e a liderança está segura… No “Apito Dourado” já todos ouvimos ou lemos escutas e jogo sujo de bastidores dos dirigente de SLB e FCP. E do SCP? Ou a nossa comunicação social, consumadamente verde (era bom era!), anda a poupar os nossos? Pelos dados reunidos até hoje, ao menos na corrupção relacionada com falseamento da verdade desportiva, leia-se arbitragens condicionadas, devemos ficar descansados. Se isto comprovadamente não é um “pormaiorzão”… Nem vou falar na confiança que as vitórias e avolumar da distancia face aos adversários permite, contrariamente aqueles que vêm os seus objectivos, muitas das vezes por razões alheias e injustas, cada vez mais difíceis de atingir… Vêem consecutivamente o seu esforço, dedicação e devoção arruinadas por decisões imerecidas. A consolidação da qualidade de jogo de uma equipa de qualquer desporto colectivo depende de muita coisa. Mas da mente, acima de tudo. Esta é que comanda o corpo. Os níveis físicos e qualidade técnica podem ser excelentes, sem auto-confiança… não se vai lá. É um ciclo vicioso, para uns positivo, para outros irremediavelmente negativo. Estando bem, com confiança, as coisas tendem a correr melhor.
Decisões da Liga, é o só fazer um rewind e constatar as raras posições favoráveis ao Sporting e comparar com as adversas. Olhem a rábula do corte transformado em bola atrasada e o critério adoptado pelo CA da Liga (com aquele presidente pseudo-sportinguista sem vergonha, à cabeça) é um belo exemplo dos malabarismos que se dão para tentar, repito, tentar sem conseguir, explicar e provar que os nossos protestos não têm razão de ser. Até se altera o espírito e a prática de uma lei que até então era, para todos, inequivoca. Altera-se em Portugal, claro, porque do resto do mundo chegam notícias de gente entendida a contrariar a tal interpretação livre dos dirigentes do futebol nacional…
Depois há a onda de lesões, que veio irremediavelmente reduzir a qualidade do plantel, e consequentemente a qualidade de jogo… Há que estar preparado para essas contigências, já estão alguns de vocês a pensar, mas parece que o destino logo escolheu precisamente duas das posições em que o plantel mais carenciado se apresentava: Ponta de Lança e Lateral Esquerdo/Direito. Sim, a sorte ou azar, como lhes quiserem chamar, também entram nestas contas! E este ano, é insofismável que não temos sido particularmente felizes.
A questão da(s) licença(s) para urbanização dos terrenos por parte do Município alfacinha que se arrasta sem fim à vista. Dois pesos duas medidas… Uns são filhos, outros enteados! Mais uma vez, aos nossos vizinhos desbloqueou-se a situação com uma emergência inusitada. Para uns dá-se primeiro o capital e depois logo se vê, para outros, primeiro há que cumprir com um rol infinito de formalidades e burocracias e mesmo depois destas confirmativamente ultrapassadas, adia-se a decisão sine die… Bago, Pilim? Nem vê-lo… Pois, o cacau também auxilia nas compras de melhores atletas e, mesmo que para ai não fosse canalizado, faz falta a todos. E ao Sporting então… E não é só o que se deixa de receber, é também o que se perde por não estar disponível em tempo útil.
Bom, poderia aqui arrastar o post com mais alguns exemplos, mas para não o tornar muito maçador vou de seguida concluir afirmando o seguinte: temos que melhorar e muito internamente, isto é indiscutivel, mas por si só não resolve. Não estamos sozinhos. Até podemos concluir a tarefa de organização satisfatoriamente, ter os melhores dirigentes do mundo, o clube estar fantástico em todos os aspectos e mais algum, que permanecemos “metidos” neste mundo podre que tem sido o futebol em Portugal nas últimas décadas. É aí que urge DIGLADIAR e tentar alterar alguma coisa. Não vamos combatermo-nos ferozmente e esquecer tudo o que TAMBÉM nos tem impedido de vencer com maior frequência. E, quer-me parecer, que há muito bom sportinguista que nas últimas semanas esqueceu isto. Cometeram-se erros no nosso clube? Alguns, inclusivamente com gravidade? Sim, é verdade, mas não creio que os outros tenham feito tudo perfeitinho…
Com estas guerras internas, com estas lutas a eternizarem-se, para além de pouco ou nada trazerem de benéfico ao Sporting, quem se ri são os nossos adversários e quem aproveita são os mass media impregnados de “patos” e outras “aves”, uns para “gozar o prato” e retirar dividendos para o clube da sua simpatia, outros dispostos a manter o joguinho indecoroso e imoral dos mandantes e restante "clero" deste futebol português.
A hora é de reunião em torno da equipa. Não pelos actuais dirigentes. Muito menos para promover X ou Y. É pura e simplesmente para o bem do nosso SPORTING! Porque neste momento é o que nos compete fazer a todos nós, que nos consideramos sportinguistas ferrenhos e que não desistimos de lutar. Nós, sim, contra tudo e contra todos! Às vezes até contra nós próprios.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A nova fera...


Ei, tu aí? Vê lá se fazes qualquer coisinha no Sporting, ok?
E pronto, está encontrado novo companheiro de ataque para o Liedson. Será?
A alcunha não podia ser mais inconveniente. Pássaros, no futebol, só me dão é alergia! Pode ser que este constitua a excepção que confirma a regra...
Mas falando mais a sério, até penso que poderá vir a revelar-se uma boa contratação. Antes que me chamem de lunático, passo imediatamente a explicar: neste momento as expectativas e as ilusões leoninas estão tão em baixo que, se se enganar de vez em quando e conseguir melhores performances que Puros e Yannicks, a malta já não se chateia... Pinta de jogador não lhe falta, vamos ver o resto.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

90 + 4…

…Este foi o momento do jogo que determinou mais um resultado negativo para o Sporting! Desta vez lutaram, correram, esforçaram-se, até jogaram futebol, mas quando finalmente os “leões” se preparavam para conquistar, merecidamente, os três pontos… desperdiçaram dois. Desta vez podemos queixar-nos do azar, apesar da irmã (aquela… a sorte, que também dizem que por vezes é madrasta) nos ter avisado um pouco antes (bola à trave do Patrício)… Desta vez… Da outra vez… Da próxima vez… No Sporting já se sabe, das duas, uma: ou apanhamos com a “sorte madrasta” ou, na ausência desta, com um “azar do catano”! Foi este último que nos visitou naquele fatídico penúltimo minuto dos descontos no jogo de ontem em Coimbra. É assim o futebol: são onze contra onze e no final, se alguma coisa tiver que correr mal, que seja ao Sporting, que já está habituado.


Desculpem-me estar aqui com este faduncho meio nostálgico, meio irónico, logo eu que não sou nadinha supersticioso. Não acredito em gatos pretos, sextas-feiras treze, nem em bruxas…pêro en el futbol, ó mejor, en el Sporting, que las ay… las ay


É curioso que enquanto adepto de futebol tenha desenvolvido tantas superstições e crendices, eu, que no resto da minha vida sou o mais objectivo e racional possível… Mas não estejam já a pensar que venho para aqui queixar-me disso, Não… Enfim, a verdade é que este aspecto até veio dar um travo de misticismo e acrescentar mais algum “salero” à minha existência! Há que ter a mente aberta e aceitar o inexplicável e o oculto, caramba! Por isso, obrigadinha, ó Sporting!


No fim deste jogo, já conformado e nada surpreendido com o seu desfecho, dei comigo a pensar em todas as “manias” que eu já arranjei à “custa” deste desporto tão, digamos… peculiar e arrebatador! Alguns desses rituais, meio esquecidos e perdidos por terem concluído demasiado depressa o respectivo prazo de validade, alguns deles, dizia eu, contados, até dão para rir!


A própria criação deste blogue teve como um dos objectivos tentar melhorar o astral do clube do meu coração. Com esta cena da numerologia e das capicuas… ainda me sai o tiro pela culatra. Ora topem esta: dizia eu, aquando da estreia do blogue por alturas do Verão passado, que esperava que este fosse um ano histórico, agora só rezo para que não o seja…Porque se o for não irá ser certamente pelas melhores razões… É que com o embalo que levamos…


É precisamente neste ponto que eu me começo a recordar de algumas coincidências que me levam à maior e mais abrangente superstição de todas e que começo cada vez mais a consolidar. É a seguinte: dá um “azar do catano” e a “sorte madrasta” aparece, se revelo as minhas mais íntimas crenças… Acreditem, caros amigos, se não as guardarmos lá no mais fundo, secreto e âmago do nosso ser, e por alguma razão ou circunstância estas se revelam ou alguém as saca cá para fora, está o caldo entornado…É certo e sabido que o Sporting deixa de estar protegido contra aqueles malfadados e persistentes companheiros: o maligno “azar do catano” e a cruel “sorte madrasta”. E querem exemplos de porque não ganhamos, querem? É observar os dados dos 2 últimos jogos: em Setúbal era o jogo 101 de Paulo Bento, haha… E ontem se ganhássemos ficávamos com 3 vitorias, 3 empates e 3 derrotas nos jogos efectuados fora. 333 é capicua, não é? haha… Elementar, meus caros! Estão a ver… Há ou não há aqui uma espécie de maldição?!


Pois é! E é aqui e agora que a porca torce o rabo. Como uma das intenções deste blogue passava por tentar afugentar de vez com esses “manos” nada apetecíveis e eu, feito bruto, revelei-a, lixei tudo… Portanto meus amigos, como eu já estou fartinho que a perversa “sorte madrasta”, e o malvado “azar do caraças” assomem sem serem convidados…THAM THAM… (não, não vou acabar com o blogue) … e também não quero terminar já com este blogue (lá está), a única solução que me resta é inventar uma nova superstição. E desta vez é bom que resulte, caraças!


Aconselho-vos a seguir o meu exemplo. Pode ser que assim a coisa se endireite, por sermos mais e a esconjura ficar mais potente e tal. Quer-me parecer que o “Bento” que sopra, já há muito deixou de ser divino e depressa se está a transformar numa autêntica besta de tormentas.


Até dia 27 é dar azo à imaginação, adoptarem uma crendice daquelas que não lembra nem ao diabo, esconderem-na muito bem escondidinha e depois logo vemos se resultou. É que, cá para nós, só espantando o bafiento do “azar do catano” e a rançosa da “sorte madrasta” prós lados da invicta é que a gente ganha o próximo jogo do campeonato…

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A hipotese Mourinho

Nesta quarta-feira surgiu no CENTURIA LEONINA, blogue de referência Leonina que eu muito estimo, um post bombástico da autoria do MAF. É agora que acabou o devaneio com o José Mourinho como treinador do Sporting ainda esta época, que gostaria de afirmar o seguinte:


Nunca acreditei nessa hipótese, portanto nem cheguei a equacioná-la e a pesar os prós e contras de tal contratação. A razão não me deixou que o fizesse. Não que o Sporting não mereça o melhor treinador do mundo (sempre um conceito muito subjectivo este “do melhor treinador do mundo”), porque claramente merece, mas porque o tal que se auto-denominou de “special one” nunca aceitaria treinar o SCP. Menos ainda nesta altura. E porquê?


Por variadas razões e que não se limitam apenas a aspectos financeiros. Mas já lá vou. Gostava antes de fazer um pequeno parêntese: Por mais êxitos profissionais que tenha alcançado e que eventualmente ainda alcance, nunca gostei nem gostarei de José Mourinho. É bom que, de uma vez por todas, caros amigos sportinguistas, metam na cabeça que o Zé pode ser muito bom treinador, pode até ser o “melhor do mundo” (para mim, claramente, não é), mas como pessoa não vale um CÚ…E mais, está-se bem a marimbar para o Sporting Clube de Portugal!


Quantos às razões:


Primeira – Se os dirigentes da Federação Inglesa de Futebol, não o conseguiram convencer, com toda a “massa” e condições que lhe ofereceram, não era certamente o SCP capaz de o convencer baseado apenas em pressupostos financeiros. Ainda recentemente mandou o Beckembauer bugiar e o Bayern lá se voltou para o Klinsman com o rabinho entre as pernas…


Segunda – Ele tem questões irresolúveis com o SCP. O passado dele no nosso clube é, não o deveria ser, mas é, para ele humilhante. Tradutor de Bobby Robson (não se esqueçam disso), e renegado quando Duque se prestava a contratá-lo vindo directamente daquele clube que… Bom, vocês sabem de que recreativo eu ia falar. Um passado de que ele, tendo em conta a sua personalidade, certamente não se revê, e que prefere nem se recordar. Um tipo vaidoso e ultra convencido como ele é! Deu sempre mostras de não ter ultrapassado isso, e não perde oportunidades de o demonstrar. O rasganço da camisola de Rui Jorge é “O” episódio paradigmático disso. Mas há mais: as crónicas enquanto colaborou naquela revista do Record que sai ao fim de semana, foram bem outro exemplo disso. Sempre ignorando o SCP quando era altura de por alguma razão elogiar o clube e/ou equipa de futebol, e provocando sempre nas alturas onde a critica se lhe proporcionava, mesmo que desajustada e mesmo injusta. Nessas alturas, já se lembrava do SCP… Resumindo e concluindo, o homem detesta o Sporting.


Terceira – O Zé ambiciona outros voos que não a nossa cada vez mais pobrezinha Liga portuguesa. Não quero menosprezar a nossa Liga, a verdade é que digo isto com muito pesar e tristeza e não regozijo, ao contrário de algumas pessoas, que às vezes me parece que o fazem. Na imprensa desportiva principalmente…


Quarta – A qualidade actual da nossa equipa. Ele mais que tudo quer ganhar. E para vencer este ano no SCP, há que convir que, mesmo para “o maior treinador do mundo”, face aos condicionalismos actuais ia ser extremamente complicado. A liga está a pouco menos que um milagre… A Taça UEFA idem… A Taça de Portugal, dependerá da sorte ou azar de sorteios… E nem mesmo a Taça da Liga me atrevo, neste momento, a dar por garantida…


Quinta – Está intimamente ligada com a quarta razão. O Mourinho quer vencer, certo? Mesmo que o SCP apresentasse um plantel mais consentâneo com o valor que o nosso clube aspira e deve sempre ambicionar (não é caso deste ano), ele sabe bem que para ganhar um titulo ao nível duma Bwin Liga, ou seja, longo, exigente e com muitas “peripécias” pelo meio, ao Sporting não basta ser melhor que os outros, tem que ser muitíssimo, diria quase infinitamente melhor que os outros, porque as incidências e o passado mostram isso à evidencia. Querem um exemplo? É recuar até o ano passado e verificar que a liga nos fugiu por um bocadinho assim… do tamanhinho duma “mãozinha”. Ele não é parvo. Ele sabe bem o que a “casa” (leia-se máfia futebolística nacional) gasta. E sabe que garantias de vitórias no SCP, não bastam as que o plantel apresenta. Quantas vezes com o melhor plantel e o melhor futebol produzido, acabamos por nada ganhar? E aquelas arbitragens cirúrgicas que nos acontecem em alturas estratégicas ou quando ameaçamos a liderança… Já nem falo quando lá estamos… Acreditam que chegando ao SCP, o Zé se atrevia a dar uma conferência de imprensa igual aquela que deu com o Bimbo da Bosta ao lado? A prometer o título com aquela "cagança" toda??? As garantias, meus senhores…Ele quer garantias…Ganhar, seja lá como for.



Por mim, digo-vos com franqueza, fiquei contente por nem sequer se ter avançado com o convite, porque assim se evitou que aquele homem, o Zé, já de si com um ego do tamanho da Via Lactea, o aumentasse às custas de uma sonora recusa à proposta do SCP… Com o seu desdém e desprezo habituais. Depois, também não esqueço. É bom saber que ainda há sportinguistas com memória. Ao contrário do que vi e revi afirmado, provou-se que ele rasgou mesmo a camisola do Rui Jorge. As famosas escutas do famigerado processo do Apito Dourado deixavam bons indícios a confirmar aquele gesto. E já depois das escutas pergunto, não foi recentemente condenado pelo CD da Liga por isso? Quanto a este episódio há situações que me custam a acreditar. Que haja sportinguistas a por em causa a própria palavra de Bettencourt, o dirigente que na altura deu a cara e apareceu na Tv a denunciar este episódio nojento (só capaz de ser protagonizado por um ser humano execrável), é por si só muito mau, chegar ao ponto de acumular essa posição com a defesa do Mourinho e negar as evidencias é pura e simplesmente inaceitável.


Quanto ao facto de existirem leões por essa blogosfera fora a tentar dar lições de sportinguismo a outros, só porque não concordam com a opinião manifestada, só uma palavra: entristece-me…


Fiquem bem.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Ano Novo, Vida Velha



Boavista – 2; Sporting Clube de Portugal– 0

O que é que se pode escrever sobre um jogo destes? A não ser a triste constatação de que o velho Karma continua grudado a esta equipa, ou será que devo escrever a este clube?
Ontem, não se pode afirmar que o Sporting tenha jogado mal, mas quando se repetem falhas defensivas em alturas cruciais do jogo, e se falham sucessivas oportunidades claras de golo numa catadupa ultra masoquista, não há qualidade de jogo que resista. E no jogo do Bessa, por paradoxal que possa parecer face ao resultado, o Sporting, nomeadamente na 2.ª parte, teve períodos em que demonstrou um futebol razoável que justificaria, pelo menos, a obtenção de um mísero golinho que fosse. Mas, lá está, faltou arte, engenho e outra coisa qualquer que eu não consigo racionalmente explicar para se conseguir esse desiderato e já se sabe, para ganhar é preciso marcarem-se golos. Finda a 1.ª volta e com uma provável dúzia de pontos a menos que o líder, nada mais resta esperar desta Bwin Liga… A não ser tentar atingir o “segundo objectivo” como afirma eufemisticamente Paulo Bento. Fraco consolo…
Para não variar, a equipa leonina entrou mal, deixou o Boavista ganhar confiança e só a partir de uma jogada do inevitável Vukcevic pareceu despertar. Aos 18 minutos o montenegrino arrancou imparável na esquerda, e numa mostra de raça e misto de poderio físico-técnico, suportou faltas, ultrapassou adversários até rematar forte, já dentro da grande área boavisteira, para a defesa segura do guardião do Liechtenstein… Estava dado o mote para o futuro guião do jogo. Se Jehle conseguiu manter as suas redes invioláveis, o mesmo não pode afirmar Rui Patrício que nos minutos finais de cada uma das partes do jogo, viu a sua defesa dar as “abébias” do costume. E assim se descreve o roteiro de mais uma derrota, logo na estreia de 2008.
O homem do jogo foi, mais uma vez, o guarda-redes adversário dos “leões” que com sorte à mistura produziu uma excelente exibição. Quem disse que a história não se repete?
Bruno Paixão esteve bem! “Apenas” perdoou o segundo cartão amarelo no início da 2ª parte ao jovem boavisteiro Bruno Pinheiro, mas aceita-se a decisão, até porque no resto do jogo decidiu quase sempre bem, tendo passado desapercebido.
Uma nota final para os quatro golos de Liedson nos 15 jogos que leva de Bwin Liga… Isto ao fim da 1.ª volta. Fraco pecúlio para o jogador em causa, não só pelo que já fez no passado mas essencialmente pelo salário que aufere, que convenhamos é muito pouco “levezinho”. Há que concretizar mais e falar, definitivamente, muito menos.