sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A hipotese Mourinho

Nesta quarta-feira surgiu no CENTURIA LEONINA, blogue de referência Leonina que eu muito estimo, um post bombástico da autoria do MAF. É agora que acabou o devaneio com o José Mourinho como treinador do Sporting ainda esta época, que gostaria de afirmar o seguinte:


Nunca acreditei nessa hipótese, portanto nem cheguei a equacioná-la e a pesar os prós e contras de tal contratação. A razão não me deixou que o fizesse. Não que o Sporting não mereça o melhor treinador do mundo (sempre um conceito muito subjectivo este “do melhor treinador do mundo”), porque claramente merece, mas porque o tal que se auto-denominou de “special one” nunca aceitaria treinar o SCP. Menos ainda nesta altura. E porquê?


Por variadas razões e que não se limitam apenas a aspectos financeiros. Mas já lá vou. Gostava antes de fazer um pequeno parêntese: Por mais êxitos profissionais que tenha alcançado e que eventualmente ainda alcance, nunca gostei nem gostarei de José Mourinho. É bom que, de uma vez por todas, caros amigos sportinguistas, metam na cabeça que o Zé pode ser muito bom treinador, pode até ser o “melhor do mundo” (para mim, claramente, não é), mas como pessoa não vale um CÚ…E mais, está-se bem a marimbar para o Sporting Clube de Portugal!


Quantos às razões:


Primeira – Se os dirigentes da Federação Inglesa de Futebol, não o conseguiram convencer, com toda a “massa” e condições que lhe ofereceram, não era certamente o SCP capaz de o convencer baseado apenas em pressupostos financeiros. Ainda recentemente mandou o Beckembauer bugiar e o Bayern lá se voltou para o Klinsman com o rabinho entre as pernas…


Segunda – Ele tem questões irresolúveis com o SCP. O passado dele no nosso clube é, não o deveria ser, mas é, para ele humilhante. Tradutor de Bobby Robson (não se esqueçam disso), e renegado quando Duque se prestava a contratá-lo vindo directamente daquele clube que… Bom, vocês sabem de que recreativo eu ia falar. Um passado de que ele, tendo em conta a sua personalidade, certamente não se revê, e que prefere nem se recordar. Um tipo vaidoso e ultra convencido como ele é! Deu sempre mostras de não ter ultrapassado isso, e não perde oportunidades de o demonstrar. O rasganço da camisola de Rui Jorge é “O” episódio paradigmático disso. Mas há mais: as crónicas enquanto colaborou naquela revista do Record que sai ao fim de semana, foram bem outro exemplo disso. Sempre ignorando o SCP quando era altura de por alguma razão elogiar o clube e/ou equipa de futebol, e provocando sempre nas alturas onde a critica se lhe proporcionava, mesmo que desajustada e mesmo injusta. Nessas alturas, já se lembrava do SCP… Resumindo e concluindo, o homem detesta o Sporting.


Terceira – O Zé ambiciona outros voos que não a nossa cada vez mais pobrezinha Liga portuguesa. Não quero menosprezar a nossa Liga, a verdade é que digo isto com muito pesar e tristeza e não regozijo, ao contrário de algumas pessoas, que às vezes me parece que o fazem. Na imprensa desportiva principalmente…


Quarta – A qualidade actual da nossa equipa. Ele mais que tudo quer ganhar. E para vencer este ano no SCP, há que convir que, mesmo para “o maior treinador do mundo”, face aos condicionalismos actuais ia ser extremamente complicado. A liga está a pouco menos que um milagre… A Taça UEFA idem… A Taça de Portugal, dependerá da sorte ou azar de sorteios… E nem mesmo a Taça da Liga me atrevo, neste momento, a dar por garantida…


Quinta – Está intimamente ligada com a quarta razão. O Mourinho quer vencer, certo? Mesmo que o SCP apresentasse um plantel mais consentâneo com o valor que o nosso clube aspira e deve sempre ambicionar (não é caso deste ano), ele sabe bem que para ganhar um titulo ao nível duma Bwin Liga, ou seja, longo, exigente e com muitas “peripécias” pelo meio, ao Sporting não basta ser melhor que os outros, tem que ser muitíssimo, diria quase infinitamente melhor que os outros, porque as incidências e o passado mostram isso à evidencia. Querem um exemplo? É recuar até o ano passado e verificar que a liga nos fugiu por um bocadinho assim… do tamanhinho duma “mãozinha”. Ele não é parvo. Ele sabe bem o que a “casa” (leia-se máfia futebolística nacional) gasta. E sabe que garantias de vitórias no SCP, não bastam as que o plantel apresenta. Quantas vezes com o melhor plantel e o melhor futebol produzido, acabamos por nada ganhar? E aquelas arbitragens cirúrgicas que nos acontecem em alturas estratégicas ou quando ameaçamos a liderança… Já nem falo quando lá estamos… Acreditam que chegando ao SCP, o Zé se atrevia a dar uma conferência de imprensa igual aquela que deu com o Bimbo da Bosta ao lado? A prometer o título com aquela "cagança" toda??? As garantias, meus senhores…Ele quer garantias…Ganhar, seja lá como for.



Por mim, digo-vos com franqueza, fiquei contente por nem sequer se ter avançado com o convite, porque assim se evitou que aquele homem, o Zé, já de si com um ego do tamanho da Via Lactea, o aumentasse às custas de uma sonora recusa à proposta do SCP… Com o seu desdém e desprezo habituais. Depois, também não esqueço. É bom saber que ainda há sportinguistas com memória. Ao contrário do que vi e revi afirmado, provou-se que ele rasgou mesmo a camisola do Rui Jorge. As famosas escutas do famigerado processo do Apito Dourado deixavam bons indícios a confirmar aquele gesto. E já depois das escutas pergunto, não foi recentemente condenado pelo CD da Liga por isso? Quanto a este episódio há situações que me custam a acreditar. Que haja sportinguistas a por em causa a própria palavra de Bettencourt, o dirigente que na altura deu a cara e apareceu na Tv a denunciar este episódio nojento (só capaz de ser protagonizado por um ser humano execrável), é por si só muito mau, chegar ao ponto de acumular essa posição com a defesa do Mourinho e negar as evidencias é pura e simplesmente inaceitável.


Quanto ao facto de existirem leões por essa blogosfera fora a tentar dar lições de sportinguismo a outros, só porque não concordam com a opinião manifestada, só uma palavra: entristece-me…


Fiquem bem.

4 comentários:

8 disse...

Capicua

100% de acordo. E mais: ele sabe como ganhou os títulos no fcp.

Além disso na minha opinião essa ideia foi “chutada” para atirar areia para os olhos dos adeptos, que se preparavam para “bater em tudo que mexia”, devido às derrotas do Bessa e do Bonfim.

Enquanto os ingénuos andavam entretidos a sonhar com disparates passou-se o resto da semana a falar disso e não se discutiu o fundamental: como ultrapassar esta crise em que o Clube está enterrado
.
Agora uma questão pessoal: escreva mais aqui. Eu vinha aqui todos os dias, mas como se passavam muitos dias sem aparecer nada de novo, deixei de passar por cá.

Como penso que tem ideias esclarecidas sobre o nosso clube, e não parece estar enfeudado a qualquer linha de opinião, é importante que faça o seu blogue crescer de modo a que nós os Sportinguistas que só queremos UM SPORTING MELHOR possamos discutir as nossas ideias sem grupos de pressão a repetirem-se, aplaudirem-se, elogiarem-se mutuamente e ao mesmo tempo a intoxicarem a opinião Sportinguista.

Saudações Leoninas

mpre27 disse...

Na mouche! Como também referi quanto a esse assunto, nesse mesmo blog, "(...) Como Sportinguista, Mourinho é para mim o
lampião-fdp-rasgador-de-camisolas-do-SCP-que-nem-
-sequer-teve-coragem-de-admitir-que-o-fez-e-pedir-
-desculpa-aos-Sportinguistas.
E é isso que continuará a ser enquanto não mostrar arrependimento pelo seu acto.(...)"

Caro 8,

Se a ideia foi apenas um delírio ou se ocorreu mesmo nos corredores de Alvalade, não faço a mínima ideia. Entristece-me é ver tanta gente a apoiá-la. Há muita gente a querer ganhar a qualquer preço e até já se iam curvando e baixando as calças. Mais triste é existirem Sportinguistas(?) que, apesar de não o confessarem, estarão a torcer por um mau resultado em Coimbra.

Anónimo disse...

MOURINHO A TREINADOR DO SPORTING
http://www.ipetitions.com/petition/jose_mourinho

sportinguistas que querem a mudança assinem já a petição

Capicua101 disse...

Caro 8:

Bem que eu queria actualizar com maior frequência o blogue...

Assunto e ideias para posts não me faltam, o tempo é que realmente escasseia.
Sabe, o grande problema é o dia ter só 24 horas, hehe! E quem muito burros toca...

De qualquer forma,
Um abraço e obrigado pelo incentivo! Apareça semptre! Vou tentar manter aqui o estaminé mais activo.

mrpe27:

Eu também li na CE esse comentário, e a frase-adjectivo que criaste ao zé está muito bem apanhada! Foi inclusivemente adoptada por outros leões que concordam connosco!

Anónimo:

Petições a humilhar o SCP? Não me parece... Daqui a nada estão e beijar-lhe a mão e a lavar o cuzinho com água de malvas ao mr zé, pq de joelhos a mendigar já voces se colocaram com essa vergonhosa petição.

SL!