terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sem História...

"O Pior e o melhor de hoje no Sporting" (fotos: site mais futebol)


F.C. Barcelona- 3 ; Sporting Clube de Portugal - 1


A sorte não faltou e também não vale a pena falar do francês e especular se na ‘outra’ área um ligeiro toque igual ao que Abel deu em Eto’o seria sancionado da mesma forma. O Barcelona ganhou clara e justamente. Jogou melhor que o SCP em quase todo o encontro. Marcou três golos e falhou ainda algumas oportunidades claras. O Sporting não correspondeu às aspirações que os seus adeptos legitimamente tinham. Faltou muito Sporting para um Barça apenas regular. Tem que se afirmar categoricamente e sem qualquer tipo de constrangimentos, que a entrada em jogo do SCP voltou a ser má. Não foi aquela que se esperava e exigia. Faltou sangue na guelra, faltou mais chispa e o meio campo foi muito macio a defender e pouco incisivo no ataque. Parece-me existir um equívoco na disposição das peças do losango leonino. Roca encostado à direita não fecha, dá muitos espaços aos adversários e não pega no jogo quando o Sporting recupera a posse da bola. Moutinho, fica um pouco limitado na sua acção com tanta preocupação defensiva e também revelou durante a primeira parte algumas falhas de posicionamento. Já Romagnoli esteve ao seu nível habitual, completamente ausente e com pouco nervo. Apenas Izmailov se mostrava determinado a cumprir (bem) o seu papel. Já se sabe, quando o meio campo não funciona difícil se torna para os avançados entrar em jogo convenientemente. Yannick ainda tentou fazer algo, mas a Derlei ninguém deu por ele em campo. Resumindo, esta primeira parte revelou um SCP com um meio campo completamente inócuo que não defendia e que só quando se viu em desvantagem tentou atacar.

Resultado lisonjeiro para o Sporting ao intervalo. Urgiam alterações: fazer entrar Miguel Veloso retirando o ausente Romagnoli e reordenar aquele meio campo. Mas, onde as alterações teriam que ser significativas, era ao nível da atitude.

De facto, o início da segunda parte foi muito melhor. Com o prejuízo no marcador, o Sporting ganhou coragem, ganhou qualidade de passe e começou a jogar de igual para igual com os anfitriões. Foi uma boa fase do jogo com ambas as equipas a tentar o golo. Até que um lance aparentemente perdido resulta num penalty algo forçado, que me custa a aceitar. Indiferente a eventuais polémicas, Samuel Eto’o enganou Patrício e não perdoou… Dois a zero.

A partir daqui Paulo Bento resolveu mexer na equipa. Tarde. Conforme foquei anteriormente as alterações deveriam ter sido feitas ao intervalo. Sai Yannick, entra Postiga, fica Derlei. Aceita-se, mas eu teria optado por retirar antes um Derlei muito apagado!

Com a entrada de Miguel Veloso e com o golo de um Tonel sempre oportuno na área adversária, o Sporting cresceu a olhos vistos e chegou a colocar os nervos em franja na assistência de Camp Nou… O ânimo dos jogadores catalães também sofreu um revés e as primeiras demonstrações de que o ambiente por aqueles bandas não abunda em confiança, logo se fizeram notar…

Mas, um erro de apreciação de Paulo Bento deitou tudo a perder. É incrível como uma substituição do S.C.P. acaba com todas as veleidades que poderia ter em conseguir algo de positivo neste jogo. Bento podia tentar tudo, menos retirar Miguel Veloso da posição que tão bem desempenhava. Diria mesmo que era expressamente proibido desviar o trinco da sua posição. Reparem que esta substituição constituiu o maior tónico para um Barça que cada vez mais acusava a subida dos leões. A partir desse momento, nunca mais o Sporting conseguiu pegar no jogo como o fizera ao longo do segundo tempo, voltando o Barça a desenvolver o seu ataque conforme quis. Os catalães voltavam a ameaçar e o terceiro golo chegou mesmo, e com ele o jogo ficou (oficialmente) resolvido.

E foi este, o filme de mais um desafio inglório do Sporting Clube de Portugal na Champions League. Ao fim da primeira jornada, a primeira derrota e a ultima posição no grupo C da Champions. Daqui para a frente só podemos melhorar! De qualquer forma nada se alterou com este resultado, pois vencer o Basileia na próxima jornada é fundamental para discutir com o Shakthar Donetsk o acesso aos oitavos-de-final da competição.

Acabo com um lugar comum, mas que faz todo o sentido escrever nesta altura (não podemos desanimar). Vamos levantar cabeça e concentrar a atenção na Liga Sagres. Vem aí o Belém e há que conquistar os três pontinhos…

5 comentários:

Armando Silva disse...

Fiquei tremendamente desiludido com este jogo, pior do que perder, era infelizmente esperado, foi a exibição, muito má e que em nada dá boa amostra do nosso valor em Espanha... Fomos lá para limpar a má imagem, e saímos de lá com a mesma imagem, equipa pouco capaz de fazer frente a gigantes... O Barça quase "brincou" connosco... Cuidado, este resultado era esperado, mas agora, visto que não pontuamos onde não se esperava, estamos obrigados a pontuar onde se espera, ou seja, ganhar pelo menos 2 e empatar 1 dos próximos 3 jogos!!!

Grande abraço caro amigo

Leão de Alvalade disse...

Caro Virgilio, desculpa "chapar-te" com a minha crónica mas de momento não dá para mais. A azia já me chega aos dedos...

Suspense
Nas noites europeias a ementa mais comum é a angústia de não saber se vai ser uma noite como tantas outras. Seja por falta de classe, por falta de sorte, por erros nossos e alheios. Hoje o suspense demorou apenas 20 minutos, quando ainda não tínhamos passado o meio-campo.

Flashback
Vi um qualquer jogo do ano passado. 1 hora de avanço, com a nossa equipa inteira a fugir à frente da bola. Falta de classe. Marcação à vista. Meio-campo de Ramblas e avenidas Diagonais. O Sporting a estender tapetes vermelhos, como se o relvado de Camp Nou fosse o Passeig de Grácia.

Viagens a Espanha não são visitas de estudo
Para um adepto sportinguista a realidade pode ser pior que alguns dos maiores pesadelos. Para equipa, ir a Espanha é uma excursão. Só que os grupos excursionistas viajam em low-cost, ficam em hotéis baratos. Não voam em charters e dormem em hotéis de 5 estrelas. A repensar para próximas deslocações.

Perspicácia e rapidez de raciocínio
PB demorou 63 minutos a perceber que Romagnoli para lá de ter adorado pisar o mesmo relvado que Messi não deve ter percebido mais nada. O mesmo tempo para ver que Moutinho é um desperdício naquele lugar quando se tem Veloso. Percebeu que Rochemback não é bom ali mas ainda não percebeu onde será melhor. Percebeu que Djaló sem bola era melhor no balneário. Tudo isto em 90 minutos. Eu, passado este tempo todo, ainda não percebi nada.

O regresso às fronteiras
Após o jogo de hoje ficamos elucidados: Ou somos outros, para muito melhor, ou em Dezembro estamos confinados ao nosso rectângulo. Para a Europa do futebol nos ignorar porque não jogamos nada. Uma equipa assim não merece mais do que ir de passeio às Matas Reais, aos Arcos, à Reboleira, ao Bento Pessoa.

Leão de Alvalade disse...

virgilio: como sabes andava insatisfeito como teu lugar na minha tabela de preferidos. de tanto magicar consegui arranjar-te companhia adequada: a academia de talentos do andré figueiredo de quem sou fã incondicional! como do capicua101!

Visconde disse...

Uma equipa leonina com demasiados receios e longe do que pode e deve mostrar. Faltou agressividade, concentração, disponibilidade e mais atitude.
Espero que Paulo Bento tira as ilações certas e sábado apresente Veloso a trinco e Moutinho a 10, ou então voltaremos a dar-nos a curto prazo.
Agora é tempo de levantar a moral e vencer mais uma final no fim de semana. Depois virá o Basileia e os nossos primeiros 3 pontos.
Como não havia motivos para grandes euforias, também agora não há para grandes dramatismos.

Abraço

JG disse...

A mim, ainda não me passou a azia! Nem consegui ver o jogo do FCP hoje, para não ficar deprimido!Ontem, até a vitória fora do Shaktior jogou contra nós!

Espero que duma vez por todas o que se passou ontem sirva para toda a estrutura do Sporting fazer uma reflexão profunda, desde os dirigentes aos jogadores, passando pela estrutura técnica. Os erros acontecem e são humanos, agora repeti-los vezes demais já é estupidez!

E prefiro não dizer mais nada, porque o resto já desabafei no Rugido!

Um abraço grande, Virgílio!