terça-feira, 18 de março de 2008

Divergência abissal

SPORTING - 4 ; NACIONAL - 1

No título deste post não me refiro apenas às evidentes diferenças entre a 1.ª e a 2.ª partes do jogo. Estou, essencialmente a constatar, mais uma vez, as intransponíveis diferenças de qualidade técnica existentes entre jogadores de um mesmo plantel. É já um facto incontornável que o plantel do Sporting é desequilibrado e não é só pela falta de jogadores para as diversas posições. Isso, reflecte-se, como foi por demais patente no jogo de ontem. Jogadores como Liedson, Polga, Moutinho, Vuckcevic, só para mencionar os mais evidentes, são incomparavelmente superiores a Tiuí, Ronny, Purovic ou Yannick…

O jogo de ontem teve realmente duas partes muito díspares. Na 1.ª parte um Sporting intranquilo, a perder de forma incrível e perigosa passes fáceis na transição ofensiva, que provocavam autênticos calafrios. Essas perdas de bola, com particular incidência para Adrien e Pereirinha, deixavam a defesa em contra-pé e completamente descolocada, permitindo contra-ataques venenosos dos rápidos avançados do Nacional. Quantas vezes, estes, aparecerem junto à área leonina em superioridade numérica? Apesar das oportunidades desperdiçadas por ambos os clubes, a verdade é que as mais flagrantes até pertenceram aos “Leões”. No entanto, a sensação que se chegava com o nulo ao intervalo não deixava de ser de alívio e de que dificilmente o Sporting venceria com o jogo a manter a mesma toada. O que mais me irritava no entanto, para além de tantos passes fáceis falhados, era a incapacidade completa de Tiuí, ontem a não acertar um remate, um passe, uma tabela que fosse… Parecia ser o melhor defesa do clube adversário.

Bastou uma maior concentração colectiva e a substituição do inoperante Tiuí pelo "Incrível Vuck", para que o futebol do Sporting se tornasse muito mais efectivo. Não só desapareceram aquelas constantes tremedeiras defensivas, como a pressão ofensiva se tornou mais constante sobre os homens que vinham da Madeira. A melhoria de produção de alguns elementos, com Pereirinha mais uma vez em destaque, também ajudou e fazia antever o golo do Sporting, que acabou mesmo por surgir… Neste período o Sporting foi arrasador ao apontar não um, mas três golos de rajada com o extra de serem de muito boa execução. O 1.º resultou de uma bela jogada colectiva, que se iniciou num excelente passe de Moutinho bem continuado pela "fantasia" de Vuck e do pormenor delicioso de Pereirinha que, subtilmente, isolou de calcanhar Liedson com este a fuzilar! O 2.º tento, nasce de uma insistência de Liedson pelo flanco canhoto que permite um remate em jeito portentoso de João Moutinho. Logo depois, Liedson bisou, tendo-se ainda arranjado tempo para desperdiçar novo penalty, desta feita, por Romagnoli (muito desinspirado) e até, pasme-se para o quarto golo do regressado Yannick, que assim se estreou. O jogo ficava resolvido.

Destaques positivos para João Moutinho, Polga e Liedson, os mais constantes e produtivos jogadores leoninos em todo o encontro. A subir de forma… Mas o principal é que o 2.º lugar ficou agora à distância de quatro pontos, tal como vaticinava ontem!

De negativo, realço nova grande penalidade falhada, para quando o fim desta rábula? e a insegurança defensiva. Rui Patrício teve uma “dupla” boa intervenção, mas nas saídas continua a somar e a repetir disparates. Adrien arriscou em demasia no passe. Tem muita vontade mas é obrigatório que jogue mais “simples”.

Agora, segue-se um encontro de carácter decisivo no próximo sábado, que pode dar o segundo título ao Sporting nesta época. Querem melhor tónico para o que resta de temporada? Amigos sportinguistas, vamos acreditar na conquista do 1.º troféu da Taça da Liga, até porque este Sporting, nos jogos mais importantes, tem correspondido.

"Levezinho bisou"

5 comentários:

verdao(sl) disse...

De acordo com a análise às incidências do jogo.

Atenção que o 2º lugar está a 4 pontos se considerarmos apenas o Guimarães, porque em relação ao slb precisamos de mais 1 por força dos resultados dos jogos entre nós e eles.

Saudações Leoninas para C.Branco.

Virgílio disse...

Obrigado Verdão. Retribuo as Saudações Leoninas!!! :)

Tem razão no pormenor que aponta relativamente ao slb, mas a dizer a verdade, pelo que tenho observado, o Vitória de Guimarães parece-me ser neste momento um osso mais duro de roer. E depois tem, à semelhnaça do Sporting, um calendário favorável...

SL!

Armando Silva disse...

Como sempre o amigo trás à baila mais assunto muito interessante, não que já não tenha sido debatido, mas o jogo de ontem uma vez mais provou a grande disparidade de talento dentro do nosso próprio plantel!!! Quanto ao resultado, foi excelente, e agora o animo para lutar pelo 2º posto aumentou muito...

Grande abraço amigo

Cozinheiro Sueco disse...

Li agora o teu comentário no Óculo... Fogo! Não te estava a reconhecer! Vou levar algum tempo a habituar-me a esta mudança no BI.

Toda a sorte do mundo e um grande abraço Leonino!

Virgílio disse...

Desculpa, a falta de aviso, mas eu sabia que ias acabar por descobrir, mpre27!

Na verdade este é o meu verdadeiro nome do B.I., mas vai ser-me particularmente difícil desligar-me da minha "identidade" desde sempre na blogosfera, caro amigo... E não há meio de me habituar, :) Custa muito largar velhos hábitos, hehe!

Mas como aceitei o desafio de "postar" noutro blog sportinguista tive que me sujeitar às regras com que se regem os membros desse blog.

Mas, nãos penses que não pensei duas vezes, hehehe… Mas o nome cá do estaminé, esse mantém-se!

SL!