domingo, 31 de agosto de 2008

O fenómeno do Entroncamento!

"João Benedito e Cristiano.
Os G.R. festejam mais uma conquista para o Sporting."

Passados poucos meses a bazófia desmedida e infindável que reina na vizinhança do Centro Comercial Colombo leva com mais uma lição de humildade, de crença e de qualidade... Desta feita no futsal, onde, apesar das derrotas (a Taça de Portugal também já tinha fugido para Alvalade), se julgam pouco menos que imbatíveis... Assim, num resultado perfeito, os nossos rapazes calaram, mais uma vez, os bicos esganiçados dessas aves agoirentas! Definitivamente, este, começa a ser um score ligado aos duelos entre águias e leões, sempre favorável às cores verde e brancas. Curiosamente, com a conquista deste domingo, voltamos a sorrir com um 5 - 3. E logo num tão curto espaço de tempo, pois bastaram 3 dias para mitigar o desaire de Madrid...

No Pavilhão Municipal do Entroncamento, o S.C.P. disputou e conquistou, de forma meritória, a sua 3.ª Supertaça nesta modalidade. Mesmo com jogadores influentes impedidos, uns por castigo (Davi), outros por lesão (Paulinho) e ainda um ultimo já em plena competição, Bibi, por uma dupla de arbitragem ao nível daquelas que costumamos encontrar no futebol de onze: muito mazinha e tendenciosa. Mas, tudo bem, a malta já sabe com o que contar. Até porque 'ELES' fazem questão de nos recordar isso todas as semanas. Desta vez os heróis, leia-se autores dos golos, chamam-se Café (2 vezes), Déo e os 'putos' Djó e João Matos.

Mas, não julguem que apenas os árbitros estiveram aquém do que se pode classificar como minimamente dignificante... Os comentários dos 'jornalistas' (?) da SIC conseguiram ser ainda piores (só faltou argumentar que a vitória do Sporting se deveu a um qualquer fenómeno do Entroncamento) e a transmissão, após o final do encontro, permitiu deixar rolar publicidade mesmo até ao ultimo instante da entrega do Troféu à equipa vencedora... Salvaram-se de repetir a desfeita e falta de respeito que recentemente ocorreu no Torneio do Guadiana por uns míseros segundos! Quanto à entrega das medalhas aos atletas de SLB e SCP, népia... Começa, aliás, a ser um habito a desvalorização que se faz nas vitórias que o Sporting alcança, principalmente quando acontecem perante os dois maiores rivais.

Não sou muito religioso, confesso, e só por isso não ouso pedir a Deus que nos livre de a Liga Nacional de futebol voltar, algum dia, àquela estação televisiva... Então é que a bazófia nunca mais parava...

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O zénite de Danny!

"Danny, aqui ainda com a camisola do Dinamo de Moscovo"


Vocês viram bem aquilo?

Danny, Most Valious Player (MVP) do jogo da Supertaça Europeia. Autor de um golo fabuloso e decisivo na conquista deste prestigiante título na estreia pelo seu novo clube. E logo contra o Manchester United, um colosso europeu e mundial. Relegou Arshavin (uma das maiores figuras do recente Euro2008) para o banco de suplentes. Alvo da maior transferência de todo o sempre do campeonato russo e uma das mais avultadas da presente e das épocas anteriores a nível internacional… Uff, coisa pouca… E esteve à beira de bisar ao minuto 87. Foi pena!

Danny, um verdadeiro número 10 que a selecção portuguesa ganha e um substituto à altura de Deco…

Danny, mais um jogador subavaliado no nosso Sporting e vendido à pressa por bagatela e meia…

Irritações

As ‘modas’ são uma coisa que me irrita solenemente. Uma que está agora em voga nos comentários e opiniões da enorme maioria de adeptos e sócios do Sporting é bater sempre nos mesmos ceguinhos, independentemente do que esses ‘desgraçados’ produzam em determinado jogo. E se esse jogo corre mal, é um ver se te avias… São os chamados ‘bodes expiatórios’. E se no ano passado um dos mais mal amados era o menino Pontus (já despachado para o País do sol da meia-noite), que jogando mal, assim-assim ou bem, levava sempre nas orelhas, este ano temos três ‘cabeçudos’ à escolha. A saber: Ronny (um antigo habitue nestas andanças, por acaso até tem uma cabeça bem grossa…), Rodrigo Tiui e Pedro Silva…

Naquele famigerado jogo da passada 4.ª feira, nenhum dos três esteve sequer razoável, mas pergunto eu, com excepção do Pedro Silva, que esteve particularmente desastroso, não houve durante essa primeira parte outros jogadores leoninos que estiveram bem piores que Ronny ou Tiui? Não foi, meninos Fábio, Miguel e Bruno? A faixa direita leonina, responsável pelos 5 (cinco!) golos sofridos em 37 minutos, foi um autentico passador e aqui o único responsável não pode ser apenas o Pedrocas…

E o que dizer dos meninos Marco e Anderson?

E do menino Paulo, que é mais velhinho e já devia ter idade para ter juízo?

Com excepção do Rui, que não teve culpa nenhuma das maldades que os colegas lhe andaram a fazer durante 45 minutos e do menino russo (nem sequer foi por ter marcado um excelente golo), a atitude dos restantes foi uma verdadeira miséria…

E olhem que devíamos pedir maior responsabilidade e demonstrar legitima preocupação com aqueles que tem estatuto de titulares… Porque são esses que irão travar, com muito maior frequência, as batalhas que se perspectivam…

Nota de rodapé: falta o Hélder… Desse não digo nada porque não o vi em campo…

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Champions League 2008/09


E o sorteio ditou como adversários:

FC Barcelona
FC Basel
Shaktahr Donetsk

Porra, daqui a nada já tenho os ucranianos que trabalham cá na empresa à porta do meu gabinete a chatear... E o pior é que o Dinamo de Kiev calhou no grupo do FC(orruptos) do Porto...

Vai uma aposta como ainda hoje vou ter que ouvir mais... SMALL TALK!?

Small Talk 2

No emprego, hoje depois do almoço:
Colega Lampião (indivíduo de 30 e poucos anos) - Com que então encheste o 'bucho' ontem à noite. E logo por 5 vezes! (Riso alarve).
Eu - Parece que sim, pá! Pelos menos foi por 5 - 3, um resultado que me traz boas recordações!
Colega Lampião (mudando radicalmente de... semblante) - Pois...

Small Talk

1 – No elevador do prédio ontem à noite, pré Bernabéu:


Eu, para quebrar o silêncio constrangedor, típico destas situações - ‘Atão’, este ano, o nosso Sporting ganha o campeonato?

Vizinho (teenager de 14 anos) – Oh, se ‘ELES’ deixarem…

Eu - Pois…


2 – No café em frente, hoje de manhã:

Dono do café (Adulto com 40 e tal anos, leão dos sete costados) – Porra pá! Viu aquela vergonha de primeira parte ontem?

Eu, realmente MUITO envergonhado – O que eu vi, foi uma cambada de ‘deslumbrados’ a contemplar as vedettes

Dono do café – O quê? A culpa é do Paulo Bento! Começa a jogar com 7 suplentes num torneio daqueles!?

Eu – Pois…

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Só visto...

...Que contado ninguém acredita!
O Rui Cartaxana é mesmo 'lampião'.
Repito que o 'gajo' é mais 'burmelho' que o taxista Máximo ou inclusivé que o Barbas, aquele empresário de restauração da Costa da Caparica...
E é esta personagem provedor dos leitores de um jornal diário desportivo. É Obra!

domingo, 24 de agosto de 2008

Prometedor…

" Yannick - Ninguém o pára!"
Depois da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira no arranque da época (a 7.ª do historial do Sporting), seguiu-se, ontem, o início da longa maratona que a Liga Sagres 2008/09 promete ser… Uma longa maratona de asneiras arbitrais que, para inicio de temporada teve em comum, nos jogos oficiais já realizados, um claro prejudicado por decisões erradas dos senhores (?) do apito! Mas já lá vamos…

Para já, prefiro enaltecer a boa prestação, em termos globais, que a equipa do Sporting apresentou, quer no jogo do pretérito fim-de-semana, a valer mais um título conquistado aos comandados do altivo professor Jesualdo, quer ontem em Alvalade defronte o estreante Trofense, que apesar disso, é bom notar, apresenta um plantel repleto de jogadores com tarimba de primeira divisão. Dois jogos onde a vitória foi alcançada com toda a justiça aliadas com períodos de bom futebol!

Mas, de todos os leões que participaram nestes dois jogos, há dois atletas que se evidenciaram e que se num passado recente foram alvo de criticas e desconfianças, hoje merecem ser justa e devidamente reconhecidos. E porque eu fui um dos críticos e sou (ainda) um dos desconfiados, faço aqui o meu mea culpa a Yannick e a Rui Patrício. Do primeiro, os golos falam por si: foi o herói da Supertaça, sendo o único, de entre os 27 futebolistas que participaram naquele importante e decisivo encontro, que conseguiu concretizar as diversas oportunidade de golo criadas. Ontem, proporcionou-nos mais um momento mágico com a obtenção do terceiro golo do Sporting, à Madjer! Rui Patrício teve uma segunda parte soberba no princípio de noite Algarvia, e se Yannick foi o único a conseguir marcar nessa noite, também o deve ao desiderato do colega da baliza, que defendeu, inclusivamente um penalty de Lucho Gonzalez. Ontem, Rui Patrício não conseguiu repetir o feito e sofreu pela primeira vez um golo de penalty em jogos oficiais (antes tinha defendido três: o primeiro dos quais logo na sua estreia frente ao Marítimo, no Funchal). De qualquer forma, a minha desconfiança prende-se com o facto de Yannick continuar a falhar recepções e passes fáceis com muita regularidade. Aspecto que ainda pode e vai, com certeza, melhorar. Acredito que o possa fazer, pois tem evoluído muito desde que se resolveu satisfatoriamente o problema da(s) hérnia(s). Rui Patrício ainda tem um saldo negativo entre boas e paupérrimas exibições e no início do jogo da Supertaça ainda se lhe notaram algumas tremedeiras. Melhorar o jogo de pés é essencial. Aparenta mais confiança, confirmando no campo as afirmações que vem proferindo na comunicação social. Ontem mostrou mais autoridade na intercepção de cruzamentos e/ou saídos dos postes. Aqueles segundos 45 minutos da Supertaça poderão constituir o tónico de que necessitava para encarrilar definitivamente. Para bem dele e do Sporting, assim o espero!

Mas, apesar das vitórias, este início de época está longe de me deixar ultra confiante. É que continuam a notar-se jogadas de bastidores estranhas como o caso do atraso do CD da FPF na aplicação do castigo a Pedro Silva, que na prático, pode resultar em 2 jogos impedido de ser utilizado... Para além disso o critério das arbitragens continua imperceptível. Aproveitando ainda como exemplo o lance da expulsão do Pedro Silva por protestos, note-se que não mais vi repetida noutros jogadores de clube rivais, bem mais contestatários (cebolas e afins)… E mais preocupante ainda é a inqualificável dualidade nas questões disciplinares (vide caso Polga vs Grunho Alves no jogo da Supertaça) e, precisamente, a média de 1 penalty inventado por jogo contra o Sporting…

Dois penaltys assinalados pelos assistentes, que quer Xistra quer Baptista não hesitaram em acatar (ao cuidado do capitão Henriques)…

Ora, no primeiro desses lances, Marco Caneira disputou, claramente, a bola com a cabeça tendo-lhe acertado mal e só posteriormente esta ressaltaria para o seu braço esquerdo. Onde é que há aqui intenção de cortar a bola com a mão? Este é dos tais penaltys que só se marcam contra o Sporting…

Ontem Polga, arriscou um corte quando o Zé do Gol se isolava, opção extemporânea face ao que o placard apresentava, diga-se de passagem, e fez falta clara. Bem expulso, o Estádio ficou no entanto incrédulo quando um dos assistentes indicou que a falta teria ocorrido dentro da área e o zarolho do Baptista o acompanhou na decisão! Incrível, como se transforma um lance ocorrido a mais de dois/ três metros da grande área em penalty… Será que ainda não acabou a estação parva?

Pois é, já se iniciou a tal Maratona… E acreditem que não me refiro aquela prova que encerrava os Jogos Olímpicos de Pequim neste domingo.

Duas notas:

Primeira – Esteve muito bem Paulo Bento na flash interview, ao mostrar preocupação com o rumo que as arbitragens levam… Chega de sermos anjinhos, comer e calar, nunca mais! E não é por se terem vencido os jogos que se deve obstar de criticar más arbitragens. Nestes casos, com erros tão flagrantes, deve-se sempre denunciá-los, independentemente do resultado do jogo!

Segunda – Não sei, se são os jornalistas que definem quem fala no fim dos jogos, nomeadamente na flash interview televisiva. Mas a bem da saúde mental dos sócios e adeptos leoninos a SAD que faça uma de duas coisas. Escolha outro jogador do Sporting, que não João Moutinho, para comentar. Não podendo proceder desta forma, informe este seu profissional para se escusar a responder à já enjoativa pergunta acerca da sua eventual saída do clube…

Finalmente e face ao eco que registei na caixa de comentários, gostaria de acrescentar o seguinte ao pessoal frequentador cá do tasco: amigos, tenham paciência, eu sei que a conquista da Supertaça merecia um post exclusivo e num tom no mínimo épico, mas devo ser dos poucos, para não dizer único, bloggers do mundo sem Internet em casa, com todos os imponderáveis que isso acarreta, principalmente quando se está de férias e não se tem acesso à Internet “à borliú” do emprego e o computador da Associação de que faço parte meteu, também ele, umas “férias”. Estas forçadas… Cumprimentos a todos!

E vão 7!




" A festa verde e branca"


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mensagem 101

Enquanto não chega o jogo que marca o inicio da época 2008/09 aproveito para queimar os últimos cartuchos das minhas férias em Altura. Para já, tenho seguido o Sporting através dos jornais desportivos... Penitencio-me por isso, caros amigos, mas à falta de Internet e da minha querida blogosfera verde e branca, tenho que me desenrascar de alguma maneira! Ficar sem noticias do S.C.P. durante 15 dias é que é-me inconcebível!! Não se preocupem que eu sei destrinçar o que se vai escrevinhando nesses jornalecos...

Bom, para já vou-me dedicando ao desporto regional que mais se pratica por estas bandas algarvias: a apanha da conquilha!

De qualquer forma, cá fica a post que marca o numero mítico 101... É curto, mas os 2€ da máquina do cyber-café estão-se a acabar e a família a impacientar-se!

Domingo, já de regresso a casa, espero estar a escrever novo post a celebrar mais uma conquista leonina!

VIVA O SPORTING! SEMPRE...