domingo, 18 de janeiro de 2009

Capitão Hat-trick

Liedson e Vukcevic voltam a entender-se bem... (foto: site SCP)

SPORTING, 5 – PAÇOS DE FERREIRA, 1


Liedson é um jogador fantástico e não deixa de nos encantar. O título deste post resume bem o que de maior relevo se passou hoje, no jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. A vitória de 4.ª feira em Vila do Conde e a derrota do Marítimo concretizada já no fim desta tarde, retirou qualquer tipo de pressão ao jogo, uma vez que, independentemente do resultado, o Sporting tinha o apuramento garantido para as meias-finais desta competição. Apesar disso, a atitude expressa pelos jogadores leoninos, confirmada no placard final, demonstra que levaram a partida a sério e brindaram com exibição agradável e uma mão cheia de golos os poucos adeptos presentes em Alvalade. A primeira parte foi algo morna e inconsequente e só uma valente frangalhada de Cássio permitiu a inauguração do marcador, num remate fraco e à figura… Seria o primeiro tento de Liedson que, após regresso do intervalo e na ausência de João Moutinho, se estrearia a ostentar a braçadeira de capitão… Mas, as alterações não seriam meramente estéticas, porque a segunda parte do encontro traria muitas oportunidades e golos para todos os gostos, com o clímax a ser atingido no terceiro golo do Sporting, obra prima de Izmailov, o (imperador) russo de Alvalade!

Este tento acabou com o encontro e com a reacção que o Paços de Ferreira esboçava, após conseguir reduzir para 2 -1, num golo que teve origem num dos vários disparates defensivos de Ronny… Se a atacar ainda produz algo de positivo, o posicionamento (quase sempre) deficiente e a lentidão com que aborda os lances defensivos são desesperantes… ‘Evolução’ é palavra inexistente no vocabulário deste brasileiro.

No Sporting nem só Liedson merece realce. O dono da camisola n.º 7 parece querer quebrar, definitivamente, com a maldição do número desde a saída do mítico Luís Figo. Da formação temos nova pérola a afirmar-se no centro da defesa e Bruno Pereirinha fez o que quis, depois de entrar para o flanco direito do ataque sportinguista: simplesmente demolidor.

Para o futuro próximo resta esperar que a pouca vergonha que grassa na arbitragem portuguesa, desempeste, que o ar fique menos nauseabundo, mais respirável e, consequentemente, que o Sporting atinja o topo isolado da classificação da Liga Sagres… Mas, com a tendência que se vê, jogo após jogo, jornada após jornada, de exibições tão persistentes de craques adversários como Baptistas, Paixões e outros do mesmo quilate, parece-me que o que seria simplesmente corolário lógico se transforme em tarefa hercúlea…

6 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Caro Capicua101
Começando pelo fim: como são bons os arbitros quando nos apitam jogos que não servem para quase nada...

Os adjectivos a Liedson só pecam por defeito. O homem vale o seu peso em ouro.

O russo IzcadavezmaisourLov e é um exemplo de profissionalismo cuja aposta pessoal no clube, prescindindo de uma ida a uma fase final com a selecção do seu país, começa a dar frutos e a justificar a sua dispendiosa contratação e a merecer a nossa admiração.

Rony e Ronhónhó estão no extremo oposto e numa fase mais descendente que o recentemente famoso voo 1549 da US Airways e metendo mais água que o seu A320. Será das aves do Colombo? ;)

O Pereirinha e o Adrien (se me permites o puto também merece distinção) estão cada vez mais perto do seu ponto rebuçado e só não sabemos exactamente quando se vão tornar titulares, só sabemos que.

Por falar em frangalhadas o nosso Baptista pareceu-me um valor a considerar, apesar de alguma precipitação. Mas pareceu-me ver nele aquela razoável dose de loucura que me habituei a ver nos grandes GR, sobretudo na forma autoritária como disse presente nos cruzamentos. Só precisa de lhe por a dose certa. Mas para quem nunca tinha jogado, fica o registo. A rever, porque merece ser revisto.
Grande Abraço!

Visconde disse...

Sobre a vitória incontestada do Sporting algumas notas soltas:
- A confirmação da melhoria exibicional da equipa após o regresso de Vuk, assente numa boa coesão defensiva;
- A influência de Izmailov na equipa;
- A braçadeira no braço de Liedson, em mais uma noite de glória do 31;
- Para quem alimentava o ódio existente entre Vuk e Liedson, espero que tenham ficado esclarecidos;

Temos equipa para conquistar tudo, só precisamos de remar todos para o mesmo lado.

Abraço

Renata A. disse...

A primeira parte foi fraca mas a segunda compensou e bem a sonolência demonstrada.
O belo hat-trick de Liedson, numa noite que envergou a braçadeira de capitão, e golo de génio de Izmailov carimbaram a passagem ao próximo nível. Guimarães ou Porto, é para vencer!

SL

Armando Silva disse...

Pois é amigo Virgilio,

mas que noite mais espectacular poderiamos pedir nós... Desta vimos vimos futebol do mais alto nivel, vimos golos, grandes golos, boas exibições e grandes exibições... O Sporting esta a crescer e com ele cresce a nossa expectativa... Força Sporting...

Grande abraço caro amigo

JG disse...

Espero que aquele nº 7 mantenha a constancia de exibições, poque quando carbura e está presente no jogo é um caso sério...

Quanto a Pereirinha, espero que ganhe confiança porque o potencial existe mas até agora, por uma ou outra razão, ainda não veio ao de cima com a força que eu acho que pode acontecer!

Tite disse...

Era óptimo que todos os jogos fossem tão fáceis como foi a 2ª parte do Sporting-P. Ferreira.

Mas as condições conjugadas naquela fase do jogo nem sempre são uma aposta do nosso Paulo Bento. Sabe-se lá porquê? Eu sei... ele é casmurro e prefere ter os jogadores que não lhe obedecem de castigo do que fazer cedências. Mas... adiante.

Desta vez até deu para termos um capitão novo que se entusiasmou de tal maneira que até nos brindou não com um, nem com dois, brindou-nos com 3 golos num só jogo. Espectacular se ainda lhe juntarmos um estrondo de golo do russo Izma.

Até juro que vou manter-me bem alerta no próximo jogo para ver se conseguimos bisar tamanha alegria no jogo e emoção na disputa dos lances.

Assim é que eu aprendi a gostar de futebol há cerca de 59 anos.

Entendes agora Virgílio amigo porque é que eu estrebucho e sou muito intransigente quando o futebol praticado deixa muito a desejar?

Viva o Sporting (quando joga bem)