sábado, 25 de agosto de 2007

Fim das Férias de Verão, sem stress…

Depois de um início fulgurante de campeonato contra a Académica, estamos na véspera de visitar o Dragão. Ora, esta visita surge numas condições que, a ser coerente com a verdade, nas últimas épocas não têm acontecido. Senão vejamos, o Sporting vai jogar à casa do F. C. Porto na condição de líder, embora com os mesmos pontos que o adversário, sendo que este último pormenor apenas acontece, muito por obra e graça de um "ciganito" que todos nós sabemos onde é que aprendeu a dar os pontapés na chincha. - Por falar nisso, rapaz, quando é que desopilas daí para fora? Não estaciones já os asnos…e vai proporcionar magia para outra freguesia…Não foi para isso que te criamos. E vê lá se te portas bem no próximo domingo…Adiante. - Que me recorde, pela primeira vez em muitos anos, este clássico não acontece com a obrigatoriedade da vitória dos “Leões”, sob pena de a não acontecer, o título passar a apresentar-se como uma longínqua miragem. Ora, este facto poderá ser convertido numa vantagem adicional por Paulo Bento, pois ajuda em muito a equipa do Sporting a encarar o jogo com maior…tranquilidade. Desde logo porque permite uma melhor gestão do encontro, isto é, levá-lo para a cadência que mais nos interessa e aproveitar que, desta feita, a “tensão” e a responsabilidade está maioritariamente do lado adversário. Pressão essa, aumentada exponencialmente devido ao facto de terem sido recentemente derrotados na Supertaça e na necessidade premente de corrigirem ou pelo menos evitarem que esse resultado se repita. Nota-se e sente-se perfeitamente esse sentimento nas declarações já proferidas pelo "Prof. JesuSex" (de sexagenário) nas conferencias de imprensa que antecedem o encontro. Evidentemente, é preciso que os jogadores do Sporting tenham sempre em mente a ambição e o querer de vencer o jogo! Mais ainda porque o adversário tem obviamente valor e é forte. Mas quanto a isso, os nossos miúdos e treinador já deram mostras suficientes.
Existe de qualquer forma, maior flexibilidade estratégica para o jogo que se aproxima e um resultado menos positivo não é catastrófico. À partida este é um dado que não pode ser negligenciado numa análise inicial ao jogo e o “ambiente psicológico” para a sua disputa é bem mais favorável e desanuviante para as nossas cores. Basta compará-lo com o jogo da época passada. O resultado, esse espera-se que seja o mesmo: vitoria leonina. Como é que se diz: Não há duas sem três? Mas é claro que há muitas nuances, e que um lance fortuito pode alterar tudo isto de um momento para o outro… Até porque já dizia o “outro” que a lógica no futebol é uma batata…A ver vamos se para o Prof. Sex à terceira é de vez…
É preciso notar ainda que a surgir a vitória, esta representa não só a permanência na liderança, mas muito mais importante do que isso nesta fase, permite um grande capital de confiança numa equipa que defensivamente apresenta-se já consolidada (apesar das faltas de concentração com a Académica, fruto de algumas facilidades inesperadas que o jogo e adversário permitiram) e ofensivamente começa a prometer. Mais, representa que o principal candidato à renovação do titulo, segundo a opinião geral e a especializada, é derrotado pelo Sporting, pela terceira vez em poucos meses (não esquecer a vitória no Dragão) e pela segunda no decorrer de poucos dias com a agravante desta ultima ocorrer no seu próprio estádio…Que repercussões isso trariam ao futuro próximo da Liga? Três pontos de desvantagem à segunda jornada, pouco…mas os danos provocados na confiança e auto-estima do F. C. Porto, possivelmente, muitos. A começar pela vaga de contestação ao homem que quase perdeu o passado campeonato…O Sr. Capitão Ferreira não deixou…
E se tivermos em conta que o título do ano passado, apesar de tudo, “também” resultou de um melhor arranque do FCP face aos rivais…
Por falar em rivais, contemplando ali para o outro, aquele que joga na outra banda da segunda circular, a bagunça - costumeira, diga-se de passagem - é tanta que me leva a, neste momento, confirmar os meus bons pressentimentos…para o provecto ano 101 do SCP!

Sem comentários: