domingo, 17 de janeiro de 2010

Até ao fim do mundo

Esta altura do calendário tem sempre o condão de nos fazer tomar decisões que por diversas razões, umas circunstanciais outras teimosamente persistentes, protelamos sucessivamente.

Foi essencialmente por razões emocionais, que vim detendo esta dificílima decisão, mas há motivos que, ao perspectivar o futuro, me impedem de continuar com um blogue que, diga-se em abono da verdade, já se encontrava à muito, há mesmo demasiado tempo, como que adiado. E um blogue sistematicamente adiado, letárgico, sem regularidade ou dinâmica deixa de fazer sentido.

É assim mesmo, a vida: feita de etapas. Tudo tem um princípio, um meio e um fim e o ‘Capicua101’ não constitui excepção. Apesar de me custar muito, tenho de encarar que chegou o fim desta etapa. Mantenho o blogue on-line apenas como mais um testemunho pessoal. Mais um pequeno contributo a juntar à enormidade de exemplos de devoção e imenso fascínio que o Sporting consegue incutir nos seus fieis seguidores e, confesso, também para minha memória futura, refugio, fonte de inspiração e de satisfação pelo pouco produzido, é certo, mas que, acreditem, foi sempre realizado com empenho e carinho. A verdade é que sou um nostálgico incurável, pronto…

À primeira vista, poderia considerar que o feitiço numerológico, inspirador do nome deste blogue, não resultou. Afinal a fortuna (e não só…) nada quis com o Sporting, já que não se conseguiu revalidar o título mais almejado por todos nós: o de Campeão Nacional em futebol!... É um facto que SCP não foi campeão no decorrer do seu 101.º aniversário, nem nos imediatamente seguintes… mas, após reflexão mais ponderada, constato com agrado, – mas com um sabor algo agridoce por via da despedida –, como foi, para mim, extraordinariamente recompensador ter realizado esta tarefa e como foi tão enriquecedora toda a consequente e mágica jornada de dois anos e pouco de partilha de ideias e experiências com os sportinguistas que a este cantinho se deslocaram. O Capicua 101 foi também durante largos meses o meu ponto de partida quotidiano para viajar pela extensa blogosfera leonina, o que me permitiu travar maior conhecimento com tudo o que envolve o maravilhoso universo do Sporting e com ‘aquilo’ que o Sporting tem de melhor e mais sagrado: os seus fervorosos adeptos. Apesar de tantas provações, ainda somos muitos e ainda somos bons. É isso que me conforta e é isso que faz do Sporting um ‘clube tão grande quanto os maiores da Europa’.

Não tenho jeito para despedidas, muito menos para balanços, mas, diz-se que nestas alturas é prática comum fazer-se um saldo. Não sei se neste caso se justificaria, mas cedendo a tal costume, diria que o saldo só poderia ser amplamente positivo. Aprendi e recebi muito mais que aquilo que dei. Sem dúvida que o que mais de marcante fica são as amizades que se forjaram, mesmo se consolidadas à distância. Afinal, tal como escrevi no início desta aventura relativamente ao Sporting na mensagem de Boas Vindas ‘…apesar de longínquo, a Paixão e o Amor não esmorece, antes pelo contrário: acentua-se’ confirmo-o relativamente à amizade: mais que a proximidade física / geográfica é a comunhão de um ideal que une as pessoas e o ideal Leonino é genuíno e intenso!

As minhas últimas palavras são para vocês, caros amigos, que me proporcionaram todo esta inolvidável experiência. Não vou individualizar para não correr o risco de cometer injustiças provocadas por um ou outro esquecimento momentâneo. A todos, sem excepção, deixo as típicas expressões de agradecimento e despedida albicastrense:

Muito Bem-hajam e ‘Vá atão’! Encontramo-nos por


Sporting...

Onde fores eu vou
Doente por ti eu sou
És a minha paixão
Estarei sempre contigo!

Nunca te vou deixar
No coração vou-te levar
Até ao fim do mundo
Estarei sempre contigo!
La La La La La...
La La La La La...
La La La La La...
Estarei sempre contigo!!!
Lo Lo Lo Lo Lo...
Lo Lo Lo Lo Lo...
Lo Lo Lo Lo Lo...
Estarei sempre contigo!!!

(NOVO CÂNTICO DUXXI)


ATÉ AO FIM DO MUNDO… PELO SPORTING, SEMPRE!

12 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Virgilio:
Esta noticia não me deixa nada feliz e ainda por cima fico a pensar que tenho uma quota de responsabilidade... Se assim for espero que me perdoes, mesmo que bem intencionado, às vezes faço das piores borradas.

Do resto já sabes: até ao fim do (meu) mundo, com gente do teu calibre é um prazer!

Virgílio disse...

Amigo LdA:

Não te preocupes. Não tens responsabilidade rigorasamente nenhuma por eu me encontrar sem disponibilidade para me manter com assiduidade nestas 'lides'! :)

Qt ao teu elogio, só vem (mais uma vez) confirmar o porquê de neste ultimo post fazer um saldo tão positivo da existência deste cantinho...

Gde Abraço!

AFRICA EM POESIA disse...

Parar é morrer...

vou passando por aqui

Anónimo disse...

Acabei de ler e assinar a petição online: «Demissao de Jose Eduardo bettencourt»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1305

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Petição disse...

POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:
http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

Tite disse...

Olá amigo Virgílio!

Pois... diria que compreendo a tua posição, no entanto, gostava mesmo de ler os teus Estados de Alma nos quais, a maioria das vezes, me revia totalmente.

Às vezes pergunto: será que é necessário mesmo por fim a algo que levou tanto tempo a idealizar, a concretizar, a alimentar?

Acho que se pode sempre dar uma mãozinha. Não se escreve todos os dias, OK. Mas de quando em vez haverá sempre um assunto que nos agradará deixar ficar, como tu dizes, gravado para memória futura.

Por isso, cá voltarei sempre que tiver disponibilidade para ver se cá resgistaste algo que convém não esquecer nunca.

Um grande abraço e... conta comigo para ler os teus registos ainda que sejam cada vez mais raros.

Rugidos ambíguos de tristeza e também certeza

Tristeza porque te afastas numa altura em que algo de errado se passa pois há demasiados sites e blogs a serem contaminados de viroses, vá-se lá saber por quem.

Certeza que mesmo que nos tentem calar haverá LEÕES, bem assanhados, que não desistirão NUNCA!

ABRAÇOS SOLIDÁRIOS

Zé da Europa disse...

http://sportingsomosnos.blogspot.com/2010/04/ilegales.html

Anónimo disse...

VAMOS FAZER DO JORANAL SPORTING O MAIS VENDIDO EM PORTUGAL.

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar esta petição online:

«JORNAL SPORTING»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar

João Almeida disse...

Parabéns pelo blog! x)

Convido-te a participar na primeira edição do passatempo 'Treinador de Bancada' do nosso blog.

INSCREVE-TE, CRIA UMA EQUIPA, COMPRA JOGADORES REAIS EM LEILÃO E CONFORME AS SUAS PERFORMANCES REAIS PODES GANHAR A LIGA!

HABILITA-TE A GANHAR PRÉMIOS!

http://desporto360.blogspot.com/2010/06/passatempo-treinador-de-bancada_24.html

Abraço,

A equipa do Desporto 360

João Almeida disse...

Parabéns pelo blog! x)

Convido-te a participar na primeira edição do passatempo 'Treinador de Bancada' do nosso blog.

INSCREVE-TE, CRIA UMA EQUIPA, COMPRA JOGADORES REAIS EM LEILÃO E CONFORME AS SUAS PERFORMANCES REAIS PODES GANHAR A LIGA!

HABILITA-TE A GANHAR PRÉMIOS!

http://desporto360.blogspot.com/2010/06/passatempo-treinador-de-bancada_24.html

Abraço,

A equipa do Desporto 360

Anónimo disse...

O ano novo traz um ma novidade Un grupo de parlamentares querem proibir o tabaco nos restaurantes ,bares e discotecas enquanto isso outro esta a preparar uma lei que foi sugerida pela Uniao Europeia ,que vai obrigar a todos os cidadoes a fazer analise de sangue de 3 em 3 meses Com essa ocasiao se vao descobrir droga na sangue nos que tem 14 -54 anos , alcol e tabaco dos com menos de 18 anos ,..leiam mais para saber o que vai acontecer http://www.party-boom.com/hugoejoana-casa-dos-segredos.html

David J. Pereira disse...

Troca de links?

http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Depois dêem lá a resposta ;)