domingo, 12 de julho de 2009

Anti - Climax

Foto: site SCP


Nottingham Forest - 1 ; Sporting – 0



Ontem em Albufeira, assistimos ao primeiro jogo do SCP da época 2009/10. É certo que se tratou de um jogo de preparação, que, por acaso, até valia um troféu que falhamos pela terceira vez na terceira tentativa: 0% de eficácia… Perante aquilo que vi, as minhas conclusões não podem ser optimistas. Porquê? Porque foi mais um jogo típico desta equipa de Paulo Bento. O sistema e a táctica utilizadas foram à PB. A qualidade idem... Ou seja de uma pobreza franciscana, ou, melhor dito, ‘bentiana’... É incrível como logo no primeiro jogo da época, depois de tantos dias de jejum de bola, oiça comentários de outros adeptos sportinguistas a afirmar algo que eu, só por pudor, fui incapaz de repetir durante o visionamento deste jogo: "o futebol do SCP é um aborrecimento"; "se estivesse em casa já estava a dormir", etc, etc...

Gostava de acreditar em melhorias nas próximas duas semanas, antes de disputar o jogo da primeira pré-eliminatória da Champions League, mas está difícil. Oxalá me engane e finalmente se note mais fio de jogo no SCP que, desde há demasiado tempo para cá, é normalmente feito aos repelões e sem fluência nenhuma... Como é isto possível quando o treinador e os jogadores são praticamente os mesmos há três ou quatro épocas seguidas? Mantenho a dúvida, mas vou-me preparando para algumas certezas... Resta-me observar como é que se apresentam os outros dois grandes e que, continuando a jogar mal, continuando com o losango, continuando com adaptações, continuando com teimosias, o SCP consiga ganhar... Parece um contra-senso, mas somos assim mesmo, os adeptos de futebol!

Mas ontem, o pior de tudo, é que tivemos uma anti-propaganda para a renovação / aquisição de Game Boxes... Muita malta que andava esquecida, recordou-se, após este encontro, do pobre futebol que esta equipa leonina produz... Assim, convenhamos, que é difícil.

E o que dizer do adversário? Que o Forest é um clube histórico (bi-campeão europeu), tudo muito bem. Mas essas equipas históricas do Forest acabaram há trinta anos! Depois disso foram mais as épocas de torpor que outra coisa. Na última década e meia então, nem o escalão principal de Inglaterra o Forest tem conseguido alcançar. Uma equipa fraquinha que em qualquer circunstância o SCP tinha obrigação de ganhar sem dificuldades. Mas esse conceito 'ganhar sem dificuldades' não existe no vocabulário Bentiano. É mesmo desanimador como o SCP não conseguiu fazer um único golo em 90 minutos de jogo ao 19.º classificado da 2.ª divisão inglesa... E as desculpas da pré-temporada não servem, até porque o Forest tem menos dias de preparação e pareceu com melhor ligação!

Os destaques individuais vão para a surpresa de ver Miguel ‘Vaidoso’ com garra. Esteve bastante melhor ao contrário de Roca que esteve bastante mais... pesado, ooops.. Perdão, parado. Miguel, o empenho demonstrado será pelo adversário ser inglês? Nas laterais confirmei o meu pessimismo com a agravante do Pedro Silva ter perdido nas férias o pico de forma e confiança que apresentava no fim da época passada... Mesmo assim dos quatro que se viram, o André marques consegui ser o menos mau. Carriço confirma-se como o melhor central a anos-luz. Gostei de Pereirinha na primeira e do Moutinho na segunda parte, porque na esquerda é para esquecer. Quanto à principal e única atracão, diria que o chileno Matias possui bom toque de bola, boa capacidade de passe, mas em 45 minutos não conseguiu para mostrar muito...

Segue-se o Feyenoord. Para a semana há mais... do mesmo? Pois…

Sem comentários: