terça-feira, 22 de julho de 2008

O primeiro desafio de Paulo Bento

"O Incrível Vuk em acção"


Ou muito me engano ou temos outro problema armado. Fico na expectativa de como irá Paulo Bento resolver, desta feita, o ‘caso’ Vukcevic… É notório e já indisfarçável, que o jogador leonino não se encontra satisfeito, sendo que este seu estado de espírito já se arrasta desde a época passada. Urge, a bem de todos, mas principalmente da qualidade do plantel e do ambiente no balneário do Sporting, que se ultrapasse este impasse. A corda parece que já começou a esticar e pressente-se nova teimosia de parte a parte…

Depois de MAL resolvidos, tendo em consideração a qualidade futebolística que garantiam, os ‘casos’ Carlos Martins e Stoykovic, ai tem Paulo Bento mais um desafio interno pela frente. Está na hora de provar que sabe lidar com jogadores de personalidades diferentes. Gerir um plantel com sucesso também passa, e muito, por ai: compreender que nem todos têm o mesmo feitio e que, por isso mesmo, o tratamento terá que ser diferenciado. Sempre com as ‘regras’ essenciais bem definidas e com a sua aplicação dotada de sensibilidade e bom senso. È necessário pragmatismo e para que esse utilitarismo se alcance, exige-se flexibilidade na liderança sem nunca perder a respeitabilidade. Certo que este equilíbrio não é fácil de estabelecer e só os lideres verdadeiramente natos o conseguem…

De uma vez por todas, há que definir as coisas. Quer-se homogeneizar o plantel segundo a qualidade que se exige a um clube da dimensão do Sporting Clube de Portugal ou segundo a compatibilidade de personalidade entre futebolistas e treinador principal? É lógico que nem sempre, ou mesmo muito dificilmente se conseguem ambas, o que seria o ideal, não só porque os planteis são extensos mas essencialmente porque o leque de recrutamento, face à disponibilidade financeira que o SCP apresenta, é escasso de forma a garantir essas duas ‘situações’ em simultâneo. Dito de outra forma; vamos encher o plantel de Tiagos? Medianos e bons rapazes? Ou também há espaço para outros mais difíceis de lidar mas (garantidamente) de qualidade acima da média?

Parece-me que se começa a identificar aqui alguns traços de incompatibilidade entre Paulo Bento, enquanto treinador de futebol, e algumas características que os seus pupilos (não) deverão possuir: a impulsividade (que à partida e na dose certa é uma virtude e nunca um defeito) é, indiscutivelmente, uma delas… Paulo Bento não sabe lidar com a impulsividade de alguns atletas. Convém não confundir um ser humano impulsivo com um ser humano sem carácter! Liedson já em tempos se descaiu: a Academia de Alcochete não é propriamente nenhuma… digamos, Academia Militar. Julgo ser vantajoso haver espaço de debate no quotidiano de trabalho dos ‘leões’ e não existir apenas obediência cega ao ‘General’…

Segundo consta, desta vez Paulo Bento fez-se auxiliar de Pedro Barbosa, no sentido de conseguir dar a volta a esta situação de forma satisfatória. Agiu bem, envolve os dirigentes, resguarda-se, não se desgasta mais perante o atleta, mantém-se um pouco à distância enquanto Barbosa dá explicações e tenta domar o arrebatamento de Vuk! Com as posições menos extremadas aproxima-se novamente, reata o normal relacionamento com o seu pupilo, com inteligência, de forma a ganhar mais um cúmplice nas lutas que se avizinham. Será que é assim tão difícil? Também neste capítulo está mais que na altura de Paulo Bento evoluir. De dar a volta a este texto de forma positiva. Será que à terceira é de vez? Ou, pelo contrário, não há duas sem três?

5 comentários:

Armando Silva disse...

Ora aqui está um assunto de suma importancia destacar e dialogar... Penso até que, neste moemnto, mais importante do que pensar comprar A ou B, ou ganhar por 2 ou 3 os jogos amigáveis, urge resolver o caso Vukcevic, pois trata-se simultaneamente de um caso difícil, e de um jogador estupendo... Sei que já me estou a repetir, mas volto a dizer que o VUK a10, poderia fazer uma época incrível, pois reúne todas as características para brilhar na posição. Para isso, ou melhor, antes disso, é necessário que Vuk e Bento se entendam, e aqui, como diz e bem, só uma evolução do nosso mister permitirá melhores resultados. O Stoj parece ter de facto mau carácter, mas Vuk vê-se ao longe que é bom rapaz e apenas quer ajudar o clube, jogando... Vamos aguardar pelo desfecho desta novela...

Grande abraço caro amigo

Tite disse...

Aqui está um post que estuda em detalhe mais um potencial "caso" do nosso Sporting.
Isto, claro está, se mais uma vez se extremarem posições o que não é de todo conveniente, mas previsível.
Já em tempos aconselhei o Paulo Bento, num post que escrevi no Planeta do Sporting, que deveria rodear-se de um Psicólogo de Recursos Humanos, para o ajudar a ultrapassar este tipo de problemas.
O Treinador tem que ser respeitado, é certo, mas também é certo que ele lida com homens e cada um é um ser singular e com personalidades bem diferenciadas.
Há que ter isso em conta e dar a volta ao texto para não se desperdiçar o potencial de cada individualidade.
Se isto acontecer com o Vuk certamente que a equipa só terá a ganhar.
Abraço amigo

Visconde disse...

Esperemos que tal não aconteça, mas é bom que se tenha a consciência que o Vuk é uma bomba prestes a rebentar, em todos os sentidos.
O montenegrino tem, por coincidência, o mesmo empresário de Stojkovic, o que desde logo é mau sinal. Espero que PB consiga ter mão no jogador de forma ao Sporting aproveitar todo o seu potencial.
Por outro lado e embora reconheça qualidade acima da média a Vukcevic, uma equipa que quer ser campeã não pode ter 11 titulares, tem de ter 24, assim todos terão oportunidade para mostrar serviço. Indiscutiveis só Polga, Liedson e Moutinho, pela qualidade e pelo que já deram ao Sporting.

Grande abraço.

verdao(sl) disse...

Caro Virgilio:

Como dizia no SL nota-se que o defeso foi bem aproveitado. Com este nível a época promete... :)

Mais a sério: não posso concordar mais. A PB, tal como aos jogadores, pagamos para resolver problemas e não para os criar, por isso o que temos a esperar "disto" é que não passe de fumo sem fogo.

Como alguém dizia no outro dia por palavras semelhantes, é preferível termos jogadores ambiciosos e incomodados com o banco do que "cobradores do fim do mês" acomodados.

Como é óbvio a SAD também tem uma palavra e até bem importante a dizer.

Aconteça o que acontecer os castigos não devem tendencialmente passar pela exclusão do atleta. Quem sai mais penalizado por esta actuação é o clube.

SL

Anónimo disse...

venha o Zico e venda se o PB ao Manchester e a coisa tava resolvida!! ha pois mai nada! JB