segunda-feira, 28 de julho de 2008

Guadiana

" A primeira conquista"

Para além de relativizar a (merecida) terceira vitória do Sporting e independentemente do resultado final deste torneio, o que o Guadiana veio mostrar-nos à evidência foram alguns aspectos reveladores e reincidentes no futebol português:

O nível dos comentadores dos jogos de futebol transmitidos pelas Tv. Neste caso, a SIC apenas confirmou aquilo a que há muito nos habituou: considerações rascas, hilariantes (no mau sentido, evidentemente) e desavergonhadamente parciais…

Mas, talvez devido a questões de solidariedade com os seus comentadores, a realização da SIC manteve o nível: falta de ética e uma exploração quase ‘pornográfica’ dos sentimentos dos jogadores que se evidenciaram pela negativa A juntar a isto, que já não é pouco, revelaram uma falta de respeito inacreditável pelos próprios telespectadores, nomeadamente quando da transmissão da entrega do troféu ao terceiro (e ultimo) classificado e na ausência da mesma aos vencedores deste Torneio. Quer-me parecer que afinal a solidariedade era (é) afinal mais… do tipo, clubistica…

Finalmente, veio comprovar, uma vez mais, o nível das arbitragens deste País corrupto à beira mar plantado: o de 6.ª feira, não vi pelo que não me posso pronunciar. Já o de sábado um ‘apitador’ maníaco-compulsivo e de sorriso fácil e, já agora, parvo por desproporcionado e injustificável. Conseguiu proporcionar-nos uma daquelas arbitragens tipicamente enervantes para publico e jogadores, com decisões disciplinares e técnicas incompreensíveis… Aquele amarelo a Carriço, meu Deus! Pelo menos errou nas 'duas direcções'... No domingo, o ‘artista’ era mais manhoso, com tendências disciplinares igualmente ‘sui generis’ ( não é Luisão?) e com fiscais de linha com decisões nos fora de jogos a condizer. O prejuízo, esse, foi sempre para o mesmo lado… Mesmo assim o frete não chegou para a encomenda!

O que me deixa preocupado é que se isto foi tão nítido num torneio de pré-temporada com a reduzida importância que tem… Como será quando o esférico começar a rolar à séria!? O costume, já vislumbro a resposta de muitos!

Finalmente, gostaria de acrescentar uma nota de merecido destaque para 'Roca' que conquistou, muito justamente, o troféu de melhor jogador do torneio. Está a confirmar os bons augúrios que eu vaticinava. Que continue no bom caminho. E o Caneira?! Até a trinco se desenrasca... Já só falta vê-lo na pele de guarda-redes ou goleador... Toma atenção, Patrício!

Notou-se uma evolução nas movimentações colectivas face ao jogo do fim de semana passado, e isso é importante. De qualquer forma há, ainda muito, a melhorar e isso é, também, muito natural.

5 comentários:

Anónimo disse...

Well its nice.


small business loans

Armando Silva disse...

Ho amigo Virgilio, falar desse arbitro de sábado é falar de um verdadeiro atentado ao futebol... O de domingo, como diz e bem, mais tendencioso!!!, acabou por enervar menos que o outro, pois esse parecia um palhaço dos, mas dos fracos, muito fracos... Quanto há SIC, nem vale a pena falar, foi talvez a pior equipa em campo... Gostei do sporting e adorei o Roca, grande torneio, agora sim, estou mais descansado, parece que vamos mesmo ter um grande Roca, e isso não tem preço...

grande abraço caro amigo

verdao(sl) disse...

Nem mais!
1- A vitória foi inconstestável. E demonstrou que estamos uns passos á frente do slb, em entrosamento e no mesmo patamar que o fcp. E isso pode ser decisivo este ano, tendo em atenção o calendário.

2-A arbitragem do jogo é aquilo que devemos esperar para o campeonato: Falta de categoria e parcialidade.

3- O mesmo para as transmissões da SIC na taça da Liga. Aqueles dois cromos divertiram-se à grande mas arruinaram a transmissão. Percebe-se que nenhum responsável da estação presta atenção e o futebol está ali só por causa das audiências.

Visconde disse...

O Sporting parece ir no bom caminho, a equipa está a crescer e já se nota evolução no sistema táctico, embora até atingirmos o patamar desejado ainda haja muito trabalho pela frente.

Quanto às arbitragens tudo normal, sem nível e tendenciosas...

A transmissão também não fugiu à vulgaridade e a SIC conseguiu nesse aspecto igualar a TVI em parvoice e estupidez (graças a Deus que a RTP ficou com os direitos da Liga, menos mal).
Se repararmos na imprensa nacional a dualidade de critério é por demais evidente, basta ver a preocupação d'A Bola com o seu benfica na edição de hoje... vergonhoso.

Abraço caro amigo

Tite disse...

É verdade amigos!
Quanto aos vossos comentários sobre a nossa equipa e ao comportamento dos árbitros estou de acordo e nada mais há a acrescentar.
Relativamente à SIC... por amor de Deus!!! Não têm mesmo classe nem profissionalismo ao nível de transmissões desportivas, quaisquer que elas sejam. É mesmo falta de traquejo.
Como é que dão tanta imagem e terminam na hora da entrega do troféu que deu o nome ao Torneio?
Se fosse o SLB a ganhar... outro galo (ou águia?) cantaria! Nunca conseguíram esconder as suas preferências.
Assim é demais!!!

Abraço amigo