segunda-feira, 21 de julho de 2008

Conversa diferente, jogo igual

O que escrever sobre o jogo de estreia do Sporting na época 2008/09? Bom, se escrever sobre o que vi ontem, o melhor é este post acabar já por aqui… Assim sendo, prefiro escrever sobre o que não vi. E o que não vi, e espero vir a ver muito depressa, foi vontade, oportunidades de golo, segurança defensiva – mormente na 2.ª parte com a dupla de centrais Tonel / Caneira a constituir um autentico buraco - e jogo ofensivo minimamente escorreito. As expectativas estão altas, a conversa tem sido ambiciosa, o jogo, esse é que foi mesmo muito fraquinho. É preciso notar que quase todos os jogadores que actuaram ontem em Albufeira se conhecem e por isso, tinham obrigação de produzir, colectivamente, muito mais. O facto de ser início de época não explica tudo, nem os naturais insuficientes índices físicos, obviamente longe do ideal… O S.C.P. soçobrou precisamente quando se encontrava em superioridade numérica e nessa fase da 2.ª parte evidenciaram-se maus hábitos que teimam em persistir… O segundo golo, surge de canto, de bola parada portanto, e o central do Sunderland saltou no meio da área completamente descansado. O terceiro foi de tal forma ridículo que, com tantas facilidades e tantos jogadores adversários para empurrar a bola, ainda pensei que os ‘gajos’ falhassem! Tal era o deslumbramento! Defesas verde e brancos era coisa rara dentro da área de Tiago que se via completamente desamparado.

Na verdade foi um jogo chato, lento, previsível, digno de configurar nas prescrições médicas contra as insónias… E olhem que com o calor que por aí anda, há muita gente precisada…
Mas pior foram as falhas defensívas incompreensíveis, mais a mais perante uma equipe adversária que transmitia a sensação de ser incapaz de engendrar uma jogada perigosa, quanto mais finalizar três desses lances em golo!

Exigia-se muito mais do jogo de estreia do Sporting! Apenas se viram uns lampejos de Roca (bons passes longos) e Izma que tentou dar mais dinâmica ao ataque. O golo surgiu de livre directo com um pontapé-canhão de Ronny. Na segunda parte Rochemback ainda tentou imitar mas dessa vez, o (fraco) guarda-redes inglês defendeu para a frente. Muito pouco para 90 minutos… Esta semana há mais e no domingo temos o primeiro derby. Começa a ser um clássico das férias algarvias…

P.S. 1 – Confirma-se o meu receio para as laterais. Quando o menos mau nessa posição no jogo de ontem se chama Ronny…

P. S. 2 – Ainda é cedo para opiniões definitivas, mas quer-me parecer que ficamos pior servidos na baliza… Ricardo Baptista é mais um jovem ainda em fase de crescimento e afirmação… Ora disso já nós cá tínhamos com fartura. Exigia-se alguém mais experiente, de créditos firmados e para ser titular ‘de caras’ na baliza leonina. A troca protagonizada por terras britânicas não me convence.

5 comentários:

Visconde disse...

Foi de facto um mau começo, sobre o qual não quero retirar comclusões precipitadas. Vou aguardar para ver o desempenho no próximo fds, e aí a qualidade tem de ser outra, senão começa cedo o descrédito.
Vamos acreditar.

Abraço caro amigo

Tite disse...

Amigo Capicua 101,
Que bela dissertação sobre o primeiro jogo da pré-época!
Até me parecia que estava a ver o jogo de novo.
Isto porque não falou do que viu mas sim do que não viu, lol.
Mas, neste caso, estou de acordo com os comentários do caro Visconde.
Vamos acreditar!
SL

Virgílio disse...

Tite:

Cá para mim viste o mesmo que eu: ou seja, nada de jeito...

Contudo, continuo a acreditar, claro... até... VER...

SL!

Armando Silva disse...

Pois é amigo, este foi mesmo um daqueles jogos para esquecer... Confesso que esperava muito mais, mas desiludi-me redondamente... Quanto ao Rocha fez de facto muitos bons passes, mas continuo a achar que abusou na dose!!! Mas realmente foi dos menos mal...

Quanto à baliza, será mesmo um dos nossos problemas, pois a confiança para esses lados não será muita...

Grande abraço caro amigo

Anónimo disse...

Para ser sincero eu nem me xatiei mt com o jogo mas akilo nao ta nada bem!sem fio de jogO sem organização foi uma tristeza mas enfim tb nao é de ficar xateado com jogos destes mas espero k melhorem se nao!!ai ai ai!!!!JB