segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fundação vence por goleada

Este post estava destinado a assinalar e a enaltecer a primeira vitória do nosso Sporting na presente época, mas, entretanto, dei conta de um e-mail recebido na caixa do ‘ANorte’ cuja mensagem merece ser muito mais assinalada e enaltecida. Reza assim:



Caros amigos leões,

A Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto (sobrinho neto do José de Alvalade) necessita do apoio de todos. Para poder manter a sua ajuda a centenas de crianças desfavorecidas e deficientes a Fundação necessita de ser divulgada e para isso necessitamos da V/ ajuda não só nos sites e blogs leoninos mas nos V/ pessoais e em todos os que conheçam.

Integrar crianças desfavorecidas e deficientes, numa sociedade muitas vezes esquecida daqueles que mais precisam, é uma tarefa de todos e uma missão diária para nós.

Para obtermos apoio das empresas e das entidades públicas necessitamos de ver o nosso trabalho divulgado e por isso quantas mais noticias e referências a nós e ao nosso trabalho mais fácil será ajudar quem precisa. visitem www.fundacaoaragaopinto.com e começem ainda hoje a ajudar-nos a fazer um mundo melhor.

Hoje divulgamos nós a noticia e esperamos que nos façam um acompanhamento no site e que vão divulgando o máximo possivel, todos os dias, a nossa missão, o nosso trabalho, as nossas crianças.


A Fundação Aragão Pinto www.fundacaoaragaopinto.com tem como missão o promover a integração social de jovens e crianças carênciadas e deficientes através da pratica desportiva continuada e com valor formativo. O grande objectivo da Fundação Aragão Pinto é contribuir dando respostas adequadas através do desporto, às carências e problemas sociais das crianças que mais precisam, bem como, apoiar e promover a sua inclusão na Sociedade.

O inicio do Sec. XXI tem vindo a demonstrar as fragilidades dos sistemas sociais actuais.
Temos de começar a preparar as nossas crianças e jovens de forma eficaz e eficiente para podermos ambicionar um futuro diferente.
As grandes questões com que o adolescente se confronta na sociedade moderna, situam-se principalmente na forma como é possível a abertura aos outros e à compreensão do mundo que o envolve.
Algumas indicações podem merecer uma atenção especial onde a procura íntima e intensa dos valores, a exploração do meio envolvente e a procura de obtenção de um sentimento de identidade durável são determinantes.
A entrada na vida não se processa de forma fácil e simplista.
Os jovens recorrem a formas extremas de simbolização e a maioria deles utilizam certas condutas de risco durante essa passagem de estatuto. As sociedades modernas geram crises de valores, principalmente nas sociedades ocidentais caracterizadas por estruturas individualizantes, em que o jovem simboliza ele mesmo, de maneira solitária, esta passagem.
A Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto quer auxiliar os jovens a mostrarem a sua determinação, a sua coragem, obtendo um conjunto de regras e valores que lhes servirão de guia num processo difícil mas fundamental.
Para alcançar êxito, os programas de integração social precisam abandonar o olhar que vê carências e focar a sua atenção nas potencialidades.
Com os trabalho da sua equipa liderada por Bruno de Carvalho Setembro iniciará em grande para estes miudos que poderão usufruir de um vasto leque de modalidades como futebol, futsal, andebol, natação, patinagem, hóquei em patins, Karaté, Jujitsu, Taekwondo, rugby, surf e basquetebol de cadeira de rodas.

Um trabalho àrduo que já permitiu o reconhecimento internacional do seu trabalho com a inclusão da Fundação Aragão Pinto na organização da Comunidade Europeira virada para os assuntos das crianças Eurochild. Mais uma etapa ultrapassada pelo Presidente Bruno de Carvalho que prepara agora novos projectos a nível nacional e internacional para as crianças da Fundação.

Com o apoio de todos a Fundação tornará melhor, mais adequada e digna, a vida de muitas crianças que necessitam da nossa ajuda.

A Direcção

Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto

E vocês já contribuíram ou divulgaram? Então, como sportinguistas que são, façam o favor de engrandecer o clube que representam...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

E vão nove

Boa exibição de Miguel Veloso (foto: associated press)


FIORENTINA - 1 ; SPORTING - 1


Boa primeira parte com atitude e um golo bonito.


Na segunda, os italianos apertaram durante um quarto-de-hora e empataram no minuto NOVE. Estava feito o resultado.


A série negra de jogos continua. E vão NOVE... NOVES fora, nada: nada de Champions League, nada de Euros, com sete milhões a voar.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sai um video promocional

 

Este foi um dos jogos que assisti ao vivo e que jamais esquecerei... Notaram o Estádio a abarrotar, a vibração e clamor que existia no 'velhinho' Alvalade?

É este o Sporting que eu gostava de ver logo à noite em Florença. Com garra, qualidade, alma.

A lutar contra tudo e contra todos, apesar de dispensar bem os prejuízos que os 'senhores' de preto insistem em protagonizar contra nós... Nesse aspecto, esta eliminatória constitui um caso paradigmático de como fomos eliminados contra um 'tubarão' europeu: erros arbitrais misturado com falhas defensivas e azares que deitam tudo a perder. Para além da bola ao poste deste jogo, já na primeira mão, em pleno Bernabéu, enviamos mais três, repito TRÊS batatas nos poste e barra do Buyo... Um filme demasiado visto e que gostava de ver hoje invertido.

Quero um final diferente desta vez. Um final feliz!

PELO SPORTING, SEMPRE!

domingo, 23 de agosto de 2009

Never ending story...

PB: Até quando em Alvalade? (foto: record)


Descrença.

Foi esse o meu sentimento dominante neste domingo.

Nunca antes me senti tão pessimista relativamente ao SCP. Ao ponto de resistir, durante todo o dia, em postar ou dar as minhas voltas costumeiras pela blogosfera leonina. Até agora.

Confesso que senti e ainda sinto necessidade de me afastar e recuperar força anímica.

Até quarta-feira, conhecendo-me como conheço, estarei pronto para o que a sorte de Florença ditar. Mas, na verdade, começo a notar que já não sinto a mesma excitação e esperança com a proximidade do 'seguinte' jogo do Sporting... O tal que servirá definitiva e irremediável como ponto de viragem.

Foi até aqui que este Sporting 'foreveriano' de Bento me trouxe. À descrença num futuro próximo melhor.
NOTA: Para acentuar o negrume do fim-de-semana, a Naide voltou a falhar as medalhas por uma unha... negra!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sporting - 2 ; Fiorentina - 2

Mat14s artístico! (foto: site oficial SCP)

Algumas notas sobre o jogo:

* Grande Mat14s!!! Jogo soberbo, a criar, a lutar com garra, a defender a rematar (se aquele pontapé em moinho entra...) e a excursão quase no fim do jogo?... Coragem e virtuosismo em perfeita harmonia no nosso 14!

* Um cavalo de batalha antigo: faltam laterais de categoria no SCP. Apesar disso André Marques não comprometeu como o colega do outro lado. Merece cresceu

* Golos sofridos por demérito próprio. Se no primeiro Pedro Silva é o principal responsável, convém não esquecer q estava sozinho nesse lance a enfrentar o jogo contra vários italianos! Rui Patrício podia ter feito mais qualquer coisinha. Redimiu-se no segundo tempo com um par de defesas assinaláveis.

* No segundo golo foi a abébia costumeira do Anderson (F)olga... Mais uma para a colecção...

*Daniel Carriço: cada vez sou mais um fã incondicional deste miúdo!!!

* Liedson está em má forma. Postiga lutou muito e saiu com uma ovação merecida.

* Veloso confirma o bom momento e concretiza um golo espectacular! Parece o Miguel Veloso de antigamente…

* Moutinho apenas certinho.

* Vuk, imprevisível para o bem e para o mal. Para mim o gesto de tirar a camisola durante o festejo do primeiro golo foi um momento de espontaneidade. Não vale a pena andar cá com estórias: se é verdade que errou, ainda é mais verdade que esta lei é qlq coisa de abjecto. É contra o futebol!

* Ainda restam dúvidas que, apesar de adaptado, o Bruno Pereirinha é o melhor a lateral direito?

* Quanto ao Yannick 'tilt' Djaló, o mesmo de sempre: muita correria, pouco virtuosismo técnico. Resultado? Um enorme desperdício de velocidade...

* Arbitragem inqualificável. Em termos disciplinares foi mesmo absurda de tão mazinha. Mais uma afronta que temos que engolir…

* Convém não esquecer o público de hoje em Alvalade: excelente no apoio! Mesmo quando as coisas corriam mal. Só a falta de paciência com o Pedro Silva destoou. Mas, porra, a falha q teve dá cabo da pachorra a qualquer um...

* Custa empatar assim… mas no SCP há sempre qualquer coisa q falha! Já cansa…

* Por fim, resta assinalar que o futebol está de regresso a Alvalade. E apesar do resultado é isso que me faz ir aconchegado para a cama. Só espero que seja para manter e não um daqueles fogachos ocasionais! Meus amigos a depressão passa quando o nosso SCP começar a jogar à bola com mais frequência e não quando o rei faz anos.

* Os aplausos finais tributados à equipa do SCP foram bem merecidos! O resultado hoje até foi pior que contra o Twente. Lembram-se de como foi a equipa despedida contra os holandeses?...


PELO SCP, SEMPRE!

Pessimismo

Ao colocar-me nesta posição: um optimista inveterado a pronunciar-se sobre o pessimismo entranhado no universo leonino, o mais certo é dar barraca. Admito que me falta experiência e saber para desempenhar tal papel, mas, se outros desempenham funções bem mais importantes com resultados sofríveis e vêem o respectivo comando hierárquico aclamarem-nos com termos elogiosos e promissores “forever’s”, resolvi arriscar.

O Empenho

Uma das críticas actualmente mais proferidas e/ou lidas pelos sportinguistas diz respeito à falta de empenho patenteada pelos jogadores do Sporting Clube de Portugal (SCP). Sinceramente, não considero que haja falta de empenho nem na esmagadora maioria dos jogadores do SCP, nem, já agora, na sua equipe técnica. Os jogadores correm, esforçam-se, quando não estão na posse da bola procuram-na, não se limitam a ver os adversários trocá-la pacificamente. O problema é a permanente e deficiente colocação da equipa, correm muito, mas correm mal e quando recuperam a bola, por mérito da pressão realizada ou após conclusão da jogada atacante da equipa adversária, o SCP não sabe o que fazer à bola…


A táctica

Os jogadores e a disposição que assumem no rectângulo de jogo, enquanto na posse da bola, parece transformá-los em autênticos bonecos de matraquilhos. Curiosamente até os dois auto-golos que se conseguiram nos três jogos oficiais realizados reflectem bem essa imagem do jogo do pingolim! Chamem-lhe desadaptação táctica, dinâmica, estratégica, o que quiserem, mas a realidade do futebol ofensivo leonino é a de que ninguém se desmarca, raramente aparece alguém a dar apoio ao colega, é raro o movimento de combinação colectiva. O futebol é feito aos repelões e por iniciativas individuais. Oportunidades de golo, essas, são mais raras de aparecer que o lince ibérico na serra da Malcata. Porquê? Estou convicto de que nem Paulo Bento (PB) o consegue, verdadeiramente, compreender, muto menos explicar…

Resumindo, noto muita gente a afirmar que o futebol do SCP é mais do mesmo… Mas não é. Hoje em dia, com a perda da solidez defensiva e as cada vez maiores dificuldades em criar lances de perigo, o SCP é o pior da era ‘Foreveriana’. Repare-se que um dos méritos que se atribuía a PB era a superior organização defensiva da equipa que orienta(va), mas, de há uns tempos para cá, é raro o SCP passar noventa minutos sem sofrer golos, muitas deles com repetição de erros que já têm barbas da cor do cabelo do nosso presidente. Já lá vão quatro anos e meio de PB e o futebol do SCP está, indubitavelmente, doente. E com tendência para piorar. Nisto concordo com o meu amigo LT, que defende que a cura deste mal terá mesmo que ser radical. Talvez seja mesmo, que me lembre e no que à qualidade de jogo diz respeito, o pior SCP de sempre.


O Contágio

Para piorar, os nossos dirigentes (JEB, Pedro Barbosa) diagnosticaram mal o sentimento que perpassa na nação leonina. Dizem que a depressão resulta das (inúmeras) contratações adversárias ou, precisamente, da sua ausência no sentido de enriquecimento do nosso plantel. Erro crasso que nos irrita e diminui… A depressão redunda em ver aquela-espécie-de-futebol praticado pela equipa do nosso coração. Somem-lhe as lições de sportinguismo na Comunicação Social de alguns sportinguistas e outros comentaristas, paineleiros e quejandos (forever alinhados com o poder), a falta de ambição de alguns, o manifesto conformismo de outros, os erros de discurso e atitude, e temos o caldinho entornado.

Desta forma, estranho seria, que o divisionismo e o pessimismo não dominasse as hostes no reino do Leão… Esse sentimento resulta do que nos entra violentamente e sem pedir licença, pelos olhos adentro. Uma situação que nos impele a desviar o olhar… Só um grande amor ao Sporting vence tamanha repulsa e não permite que o abandonemos, jamais!


O futuro

O futuro? Nestas circunstâncias resume-se ao próximo jogo… Cliché típico do futebol, mas que não deixa de ter a sua ponta de verdade. Com um cenário destes, com o péssimo futebol revelado, a inconsistência defensiva, a ausência de golos, a notória falta de confiança de jogadores, treinadores e adeptos, as estatísticas que apontam para seis jogos seguidos sem vitórias e, nos três oficiais, sem ninguém do nosso lado a marcar golos, o historial negativo das eliminatórias anteriores contra equipas transalpinas, digam-me, por favor, porque é que raio eu, ainda assim, estou convencido de que hoje o SCP vai dar uma cabazada numa Fiorentina, equipa italiana, representativa do futebol mais cínico e capaz de explorar as fraquezas alheias com uma efectividade mortífera?

Já afirmava Pascal que o “Amor tem razões que a própria razão desconhece”!

Eu não avisei que a minha prelecção de pessimismo ia dar barraca?…