segunda-feira, 7 de julho de 2008

Nova época

Inicia-se hoje a época 2008/09…

Chega envolta em novas esperanças e com a ambição de renovadas conquistas. Fazendo uma retrospectiva ao defeso do clube, devo referir que as primeiras impressões me deixam, para já, razoavelmente satisfeito. Satisfeito pelas poucas, mas boas, aquisições até agora garantidas: Fábio Rochemback, Hélder Postiga, Marat Izmaylov (definitivamente) e “Last but not least” Marco Caneira. Mas, mais do que as aquisições, são as “manutenções” que me consolam: manter Miguel Veloso e, principalmente, João Moutinho, são seguramente os melhores ‘reforços’ que, aposto, qualquer adepto leonino gostaria de confirmar lá para 31 de Agosto…

Claro que existem alguns pormenores que (ainda) urge rectificar ou que não me aprazem. A posição de guarda-redes continua envolta em grande indefinição. Rui Patrício, pelo que demonstrou enquanto titular na época passada não me convence. Stoykovic, pareceu-me ‘mais’ GR, resta saber até que ponto SAD e Mister PB se entendem na sua manutenção, ou não. Se, se optar pela sua dispensa/venda definitiva, há, claramente, uma deficiência no plantel e logo numa posição chave! Depois as laterais, principalmente do lado esquerdo, não deixam azo a muita confiança. É certo que já garantimos o ‘tapa buracos’ Caneira, mas em caso de lesão ou castigo deste como é que ficamos? Lá à frente, aguarda-se com expectativa a recuperação do Levezinho, que, este ano, se não acorrerem mais contrariedades, terá companhia à altura! E o meio-campo? Bom, como já disse: se mexer, estraga!

Entretanto, o nosso clube completou 102 anos no passado dia 1 de Julho. Acaba aqui o ano da Capicua. Não foi, como eu prognosticava e desejava na criação deste blogue, um ano histórico. Falhou por isso, o sortilégio que lancei há quase um ano atrás! Definitivamente, estas coisas do esoterismo ultrapassam-me…. E a grande velocidade! Mas o balanço não deixa de ser positivo:
· Dois títulos conquistados ao clube que tem, entre outros, como insolente! Adepto o presidente do CJ da FPF;
· Uma boa imagem nas competições Uefeiras – um pouco manchada no último jogo contra o Glasgow Rangers;
· Um jogo memorável nas meias-finais da Taça de Portugal. Sendo este talvez o momento mais emocionante de toda a época e ‘O’ derby desde o começo do novo milénio; Afinal sempre se fez alguma história…
· Tudo intercalado com jogos medíocres na Liga e na Taça da Liga, esta ultima perdida ingloriamente na Final disputada no Algarve e decidida através da ‘transformação de pontapés da marca de grande penalidade…

Acaba também (espero eu) o defeso neste blogue que, por motivos alheios à minha vontade, chegou mais cedo que o pretendido. Com o virar de página, transforma-se também o visual cá do estaminé, agora um pouco mais a negro, afinal a cor preferida dos aprendizes de feitiçaria... Apesar da cor contrastante, espero que gostem e que a época que hoje se inicia nos traga a todos muita fortuna e nos proporcione mais alegrias… Definitivamente, há gente que nunca aprende!...

Quanto às Parcerias irão continuar e consta que também por aqui há novidades para breve…

6 comentários:

verdao(sl) disse...

Caro Virgilio as minhas saudações pelo regresso. Vejo que adoptaste as novas tácticas de marquetingue: nova época, nova roupagem. :)

De acordo quanto à politica de aquisições até ao momento: valores conhecidos e seguros.

De acordo quanto ao que fazer a seguir, quanto aos GR e quanto às laterais. Devo dizer que retirando Caneira ( que até prefiro como central), os restantes ainda não me dão confiança total, mesmo gostando da entrega de Abel e Grimi, que era bom que permanecesse.

Não faças já um balanço definitivo sobre o passado recente. Por vezes, ao sermos agentes, não temos o distanciamento suficiente que nos permita uma perspectiva adequada sobre o que está a acontecer. Sabemos lá se contratamos ou produzimos um jogador decisivo, ou se nasceu no a tempo em apreço um sportinguista que se tornará um lider histórico (na ideia de grandeza associada à palavra, pq doutros não precisamos...). :)

E, se correr bem, cá estarei durante a época. E estou em crer que aqui virei mais vezes para concordar, como sucede no presente post, e na maioria dos anteriores. Não abdicando nunca de dizer o que penso, surgirão com certeza motivos de discórdia que terei o maior prazer em dirimir contigo.

O melhor mesmo era que fizessemos uma grande festa no final da época! E nisso acredito que não discordaremos.

Armando Silva disse...

Ora seja bem regressado do defeso caro amigo Virgilio, confesso que já tinha enormes saudades destes seus artigos e hoje, como era de prever, ofereceu-nos mais uma grande palestra de bem escrever e pensar...

Quanto ao defeso concordo que a época está a correr bem, mas não estou ainda muito certo das permanências do Veloso e/ou Moutinho... Se ambos ficarem, aí sim, não tenho duvidas algumas que dominaremos o futebol nacional e faremos surpresa a nível internacional...

Grande abraço caro amigo

Visconde disse...

Finalmente o regresso, já pensava que este importante espaço leonina ia encerrar, felizmente não e ainda volta de cara lavada.

Qt ao regresso do Sporting ao trabalho, parece-me que será quase unanime que o Sporting tem um plantel mais equilibrado e de maior qualidade, embora pense que para além dos fundamentais GR e lateral esquerdo, sejam Stojkovic e Grimi ou outros, seria importante o Sporting ter no plantel um desiquilibrador nato, alguém que partisse a louça toda nos momentos de maior "aflição", alguém que resolvesse os momentos mais delicados...

Abraço caro amigo e bom regresso

Virgílio disse...

Caros Amigos:

Andei um pouco ausente da blogosfera, é verdade. Um pico de trabalho e, confesso, tb um pouco de preguicite devido à estafa com que chego à noite, assim o provocou. Mas não pensem que desisti de postar por aqui e comentar a vida do Nosso Sporting! Nem isso seria próprio de um leão que se preze! ;)

Um grande abraço e obrigado pelas palavras simpáticas!

SL!

Tite disse...

Ora viva amigo Capicua 101!
Andava mesmo preocupada com tamanha ausência.
Felizmente que a preguicite foi vencida.
O balanço está óptimo e comunga das minhas preocupações quanto ao plantel para a próxima época, especificamente no que ao GR diz respeito.
Vamos lá ver se o tempo ajuda a resolver esta questão preocupante.
Gostei do novo visual. Eu também mudei o meu mas ainda não recebi o seu comentário.
Claro que ainda somos novos... temos tempo! lol
Fico à espera da sua visita.
SL

Cozinheiro Sueco disse...

Acabei de chegar aqui e "Que raio, enganei-me, ou quê? Antes era loura e agora é morena?... Parabéns pelo face-lift. Está muito bom. Se bem que não sou esquisito, e na hora de escolher (loura ou morena)... podem vir as duas (falo de cerveja, claro).

ps: Sei que muita gente não confia no Patrício. Eu cá, tenho fé!

Abraço Leonino e saudações pelo regresso!