sexta-feira, 30 de maio de 2008

Animal Farm



Há quem necessite de, urgentemente, ler ou reler algumas obras de referência. Fica a sugestão de um bom livro para quem pretenda recuperar conceitos ou adicionar conhecimentos acerca de idealismo. Mas também das diversas interpretações / alterações às leis vigentes segundo a conveniência de quem exerce o poder e o pretende perpetuar e das respectivas práticas, como os logros e omissões, que se cometem na persecução desse desiderato…

"Somos todos iguais, só que uns são mais iguais que outros”…

8 comentários:

JG disse...

Perfeito, simplesmente perfeito, caríssimo!

Bancada Sul disse...

Vou ser claro e directo!

Não sei se é bom ou mau a restruturação, a mim o que me interessa são os valores que adquiri por mim próprio para ser o sportinguista que sou, ao longo da minha vida aprendi que por vezes erramos, nunca saberemos se a opção que hoje tomamos pode ser a mais correcta para amanhã, nessas situações só o futuro o dirá.

Espero somente que as decisões que forem tomadas ou aprovadas sejam o melhor para o clube, caso contrário alguém terá que se responsabilizar pelos bons ou maus resultados da restruturação.

Eu enquanto sportinguista apenas exijo que o Sporting glorifique o seu nome, seja dentro ou fora do pais, seja em que desporto for, porque essa é a razão principal de eu ser o que sou.

Saudações leoninas da Bancada Sul

Tite disse...

O que eu gostava mesmo era de não ser enganada.
Receio que as engenharias financeiras sejam areia atirada aos olhos de quem quer o melhor para o nosso clube.
Estou farta de ver Senhores que se servem do título de Presidentes de clubes (grandes, naturalmente) para melhorarem o seu status e não os dos clubes que representam.
Espero que não seja o caso do nosso querido Sporting.
Nunca iria perdoar ao FSF.
SL

Visconde disse...

O Sporting caminha a passos largos para o investimento estrangeiro ao estilo very british.
O que mais me preocupa não é o Sporting ter um accionista/capitalista/investidor estrangeiro, é o clube perder a sua identidade: os sócios, o ecletismo...
Espero estar muito errado, o futuro o dirá.

Abraço

verdao(sl) disse...

Amigo Capicua101:

Haveria de chegar o dia em que estaríamos em desacordo. E havia logo de ser sobre uma questão tão importante como o "project finance".

Mas depressa nos pomos de acordo novamente: Compreendo perfeitamente a tua indignação pela forma como foram interpretados os resultados da recente AG. E não tinhas lido isto...

Qualquer que fosse a opção tomada pelos sócios que foram votar, era liquido que se tratava de uma proposta com 3 items mas indivisível. Foi isso até que foi anunciado no inicio do conclave. Sendo verdade que as 2 propostas tidas agora como aprovadas não necessitavam de maioria qualificada , e parecendo agora que a sua implementação é possível, porque não foi assim apresentado aos sócios?

Entre nós, e tendo em conta o que estava em jogo, ganhar não pode ser tudo. É também muito importante a forma como se ganha.

É dificil de concluir algo diferente de que todo este processo foi um mau trabalho prestado ao clube. Contribuíu para o acentuar de uma divisão que não nos favorece o posicionamento face aos desafios que o futuro imediato nos coloca.

P.S.-Não resisto a esta provocação, já que estamos em fase de discordância. Eu prefiro o Postiga ao Pauleta. (vi o teu comentário no CL...). É que Postiga pode crescer e, correndo bem, até pode gerar dividendos. O açor pouco mais poderá que fazer uma boa época. (espero não pagar o meu destemor mais tarde...)

P.P.S-É a 4ª vez que tento deixar aqui um comentário, mas desde a meia tarde que não consigo. (Não podes dizer que não tens leitores perseverantes...)Se aparecer mais do que um comentário, as minhas desculpas.

JG disse...

Caro Verdão (SL),

Com todo o respeito, a sua conclusão de que as 2 propostas tidas agora como aprovadas não necessitavam de maioria qualificada e que a sua implementação agora é possível, parece-me apressada!

Vamos ver se de facto é assim...Tenho um palpite que essa historia está mal contada...Como outras estarão. Por exemplo, se a Academia não precisava de ir a AG por ser um leasing e não uma alienação, então quando chegar a hora de (não?) se exercer a opção de compra, os direitos das acções de tipo A não servem para nada porque não é uma alienação, mas simplesmente um não exercer uma opção de compra, verdade? E a Academia pode retornar alegremente para o leaser, que curiosamente pertence a um dos Grupos das entidades que vão colocar as Obrigações no mercado...Pode não ser assim, mas...

Quanto á noticia do CM, pelos vistos só em 2008 se lembraram deste problema. Em 2005 e 2006 e 2007 não era problema e os tais 6 milhões podiam ser retidos á vontade. Em 2008, já é problema e "coitadinhos dos socios" que não lhes contaram a historia toda, senão tinham ido a correr votar a favor desta proposta...Quanto era esta divida em Junho de 2007? Quanto se pagava por ela à banca em Junho de 2007?

Com a venda do Alvalaxia e afins e recebimento da MDC não íamos alegremente ter o passivo controlado? Pelo menos, foi a historia que nos venderam há 2 anos...

Já agora, é verdade, como se disse na AG, que em 2013 vai ser possivel renegociar direitos televisivos?

E algumas perguntas: como se formou esta divida de 60 milhões? Por acaso resultará de dividas da SAD transferidas para o Clube?

Alias, muito haveria a dizer sobre a transparencia das contas Clube/ SAD...É uma enorme confusão em que não se sabe bem o que é que é de quem...

É realmente o Triunfo dos Porcos transportado para o mundo real...

Virgílio disse...

Amigo Verdão(SL):

Sabes a consideração que eu tenho pela tua opinião. Os teus post e comentários são dos que leio sempre com maior interesse e sempre me parecem carregados de bom senso, razoabilidade e sportinguismo, o que como certamente sabes, não é tarefa fácil de conciliar! Essa admiração não vai diminuir nem alterar-se, pois não é de agora que sigo o que transmites pela blogosfera leonina e era incapaz de colocar em dúvida o teu grande amor ao Sporting!

Eu aceito perfeitamente opiniões distintas das minhas, mais ainda quando tenho a certeza da boa fé das pessoas que as defendem, como é o teu caso!

Realmente é pena situarmo-nos em lados opostos das hostes leoninas, logo nesta, que é sem dúvida, a matéria mais fracturante dos últimos tempos. Está também em causa o tipo de clube que se pretende para o futuro… Estou convicto de que este é um passo decisivo nessa definição.

Duma coisa estou certo, pessoas como tu ou o meu caro amigo JG, apesar de se situarem em lados opostos da barricada, apenas desejam uma coisa: o melhor para o nosso grande clube! Só pessoas como vocês podem esbater as divisões actuais e promover as tais pontes de entendimento que voltem a unir-nos a todos em torno do Sporting, porque obviamente unidos seremos muito mais fortes. Os verdadeiros rivais chamam-se fcp e slb… Por exemplo, o facto de ter adoptado o nome original da obra para titular este post, em vez da denominação em português foi precisamente para evitar interpretações erradas que fomentassem maior divisionismo e o extremar de posições. Nesta fase difícil de divisão interna que passamos, julgo ser nosso dever opinar, mas de forma respeitosa e construtiva. Eu pelo menos tenho esse cuidado.

Quanto à notícia do CM o JG foi peremptório. Depois, é a opacidade e as omissões costumeiras. Hábito de actuação frequente deste CD. Depois ainda se queixam quando as coisas não lhes correm de feição… Por mais que me esforce não consigo compreender esta postura…

Para concluir, é com sinceridade que digo que independentemente da facção que vencer, espero que no final vença aquela que melhor serve os interesses do SCP. No caso de ser a que eu não apoio, como parece indicar, resta-me desejar que os riscos que corremos não se concretizem e que o nosso SCP cresça de forma a cumpri a frase do nosso fundador: “Quero que o Sporting seja um clube tão grande como os maiores da Europa”

Verdão(SL): Agradeço a tua insistência. Não sei realmente o que se terá passado para acusares tantas dificuldades em colocar o teu comentário…

JG: Agradeço também a tua simpatia. Acho que tens ganho muitos pontos pelo conteúdo mas mais ainda pela forma como te bates pelas tuas/nossas convicções!

Um grande abraço amigo a todos!

SL!

Virgílio disse...

Já agora, quanto à provocação:

É fraquinha, Verdão(sl) ;)... Eu realmente preferia o Pauleta, porque apesar do avanço da idade, sempre o admirei enquanto futebolista e, porque não dizê-lo, enquanto pessoa...

Mas, como também digo no comentário da CL, é compreensível a opção por Postiga! Pimeiro porque trata-se também de um bom jogador, internacional português e depois pelas razões que invocaste!

Agora que se confirma que é um dos nossos, só lhe desejo muitos golos e titulos!!

Aliás, a politica seguida este anos, no que diz respeita a contratações, parece-me ser a mais indicada! Como vez eu não me acanho na hora de elogiar... Quando acho que é caso disso.


SL!